fbpx

Como conseguir um emprego no intercâmbio é um assunto que interessa a muitos futuros intercambistas. Mas você sabe quais são os tipos de trabalho disponíveis para estudantes?

Neste artigo, vamos responder esta questão! Você vai descobrir quais tipos de emprego estão disponíveis para estudantes, além disso, você vai ver que além da experiência profissional, poderá gerar uma renda que te ajude a bancar suas contas durante sua estadia em seu país de destino.

Conseguir emprego no intercâmbio na modalidade de Internship

Uma modalidade bastante comum de emprego no intercâmbio é a de estágio. Esse programa, inclusive, já prevê o aproveitamento do estudante em atividades complementares a carga horária de estudos a serem realizados.

Fazendo parte da grade de ensino, esta é uma ótima forma de garantir a prática de trabalho no exterior. Existindo ainda programas específicos voltados somente a estágios em empresas multinacionais.

Externship

Este tipo de emprego no intercâmbio também se refere a possibilidade de realizar um estágio de curta duração. Porém, sem executar tarefas específicas e somente acompanhar o profissional de determinada área no período indicado.

É como se fosse um treinamento para entender a rotina empresarial e das atividades exercidas por pessoas com experiência.

Desta forma, é uma experiência bastante interessante para se ambientar em modelos corporativos diferenciados. Normalmente se destina a estudantes de graduação ou de pós.

Trainee

Uma possibilidade de emprego no intercâmbio é a de concorrer uma vaga de trainee. Esta opção é atrativa para estudantes que estão prestes a se formar ou que pretendem adquirir experiências mais efetiva para contribuir em sua carreira.

Co-op program

Este é um tipo de emprego no intercâmbio destinado a estudantes que estão cursando pós-graduação. Funciona como um treinamento efetivo para aplicação dos conhecimentos teóricos que abordados em seu curso.

Este tipo de ocupação determina que, durante o curso, seja dada uma pausa de um semestre para o desenvolvimento do intercambista.

Assim, torna-se possível se formar com uma experiência prática importante!

Voluntariado

O trabalho voluntário contribui de forma intensa para a formação de novas experiências, o que valoriza o curriculum do estudante.

As empresas costumam dar bastante atenção a atividades desse tipo, por entenderem que o estudante ou candidato a uma vaga de emprego valoriza atividades complementares a vida corporativa.

Existe uma variedade de programas de voluntariado em diversos países, porém podemos classificar atividades que envolvem os seguintes objetivos como as mais comuns: animais e vida selvagem, crianças e adolescentes, comunidades carentes e meio ambiente.

Comércios diversos

Outra forma de obter emprego no intercâmbio é realizar trabalhos e atividades comerciais diversas.

Estas são áreas com bastante oferta, permitem ao estudante desenvolver bastante o conhecimento do idioma, por estar em contato com pessoas do País.

Procurar colocações em lojas, cafeterias, bares etc, é uma forma que oferece maiores oportunidades para uma colocação de trabalho durante seu intercâmbio.

Turismo

Para estudantes que desejam aprimorar seus conhecimentos em inglês, conseguir emprego em hotéis é uma ótima alternativa. Essa modalidade de trabalho oferece contato com pessoas de diversas origens e sotaques.

Hostels também são uma excelente oportunidade por oferecer relacionamentos mais despojados e com chances reais de trabalho para os estudantes.

Au pair

Ser au pair em casa de família é uma excelente oportunidade de emprego no intercâmbio. Esta ocupação tem como objetivo cuidar de crianças ou adolescentes, prestando auxílio em suas atividades educacionais.

É uma excelente oportunidade, pois permite que o estudante conviva com o cotidiano das famílias, além de poder compreender como funcionam as relações familiares em um país estrangeiro.

É um trabalho similar a atividades de babás, porém como se tratam também de jovens adolescentes a característica deste tipo de trabalho é mais ampla.

Essa modalidade de emprego possui algumas vantagens muito atrativas para estudantes, como: a possibilidade de residir com as famílias e ter a alimentação fornecida por tais pessoas.

Gastronomia

Conseguir colocações em restaurantes também são possíveis, representam boas oportunidades aos intercambistas.

Podem ser obtidas atividades em cozinhas, como garçons e até mesmo em serviços gerais.

São ofertas em abundância em alguns países e bastante procuradas por quem realiza programas de intercâmbio.

Considerações finais

Existem vários tipos de emprego no intercâmbio, você deverá avaliar quais modalidades melhor se adaptam ao seu perfil. Ao optar por uma vaga de emprego que lhe agrade, você adquirirá experiências profissionais valiosas no exterior, o que contribui para seu desenvolvimento pessoal e de sua carreira.

Se você deseja fazer um intercâmbio e deseja saber mais sobre o assunto, então fale com a gente!