fbpx

O tempo médio para conseguir um emprego no intercâmbio depende de alguns fatores. Esses podem acelerar ou retardar a conquista desse objetivo.

Evidentemente, é preciso refletir sobre que tipo de vaga você espera conseguir. Conforme sua expectativa, é possível que a oportunidade de emprego seja mais demorada.

Neste artigo, vamos abordar as possibilidades de conseguir emprego no exterior, durante uma viagem de intercâmbio. Também falaremos sobre qual é o tempo médio para que esta meta se concretize. Acompanhe!

As melhores chances de conseguir emprego no intercâmbio

Emprego no intercâmbio está muito relacionado a dois aspectos:

  • Destino da viagem;
  • Tipo de atividade que deseja realizar.

Veja abaixo alguns dos melhores países para conseguir emprego, de forma rápida e simples:

Normalmente, ao chegar em um desses países, o estudante procura oportunidades de emprego. Contudo, recomendamos se preparar antecipadamente, pesquisando sobre o país e as possibilidades de emprego oferecidas. Faça isso antes mesmo de sua partida.

É importante que você já possua um nível de inglês intermediário. Isso facilita na etapa de entrevistas e com a comunicação local. Dessa forma, conseguir uma oportunidade de emprego no intercâmbio se torna mais provável.

Tipos de intercâmbio

Antes de saber mais sobre como conseguir emprego no intercâmbio, é necessário entender algumas situações relacionadas a um programa de intercâmbio que você escolherá. Vejamos, existem 4 principais tipos de intercâmbio:

  • Para estudo ou aprimoramento do idioma: nesse caso, o estudante objetiva melhorar o conhecimento da língua de forma mais intensa.O trabalho vem como atividade secundária;
  • Para conjugar estudos e emprego: assim, é possível o aprimoramento do idioma vir acompanhado da vivência mais profunda do país, com possibilidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura e cidadania locais e realizar viagens de lazer, pois estará obtendo recursos extras para isso;
  • Para candidatar-se a vagas de estágios: possibilita trabalhar em empresas por tempo determinado e com possibilidades até de ser contratado de forma definitiva, podendo se tornar um cidadão do país;
  • Para trabalho voluntário: é uma opção para quem tem poucos recursos e pode trazer grande experiência humana e profissional para o indivíduo.

Como conseguir rapidamente um emprego no intercâmbio

Para conseguir emprego no intercâmbio algumas características pessoais são determinantes, pois contribuem para acelerar a obtenção de oportunidades! Veja o que você precisa ter para conquistar seu emprego mais rápido:

  • Nível de inglês elevado;
  • Flexibilidade;
  • Boa comunicação e desenvoltura;
  • Bons antecedentes legais.

Certamente assim, você aumentará a chance de obter uma vaga emprego no intercâmbio.

Aceitar desafios e não ter preconceitos quanto as atividades, também é um ponto importante em seu perfil. Não espere encontrar o emprego de sua vida, mas sim uma atividade que possibilitará seu desenvolvimento profissional, garantindo maior apoio financeiro durante sua permanência no exterior.

Tempo médio de obtenção de emprego no intercâmbio

Normalmente, conseguir emprego no intercâmbio significa desempenhar atividades não qualificadas, mas com um nível adequado do idioma nativo. Além disso, ainda se demanda disponibilidade de tempo e permissão de visto para realizar atividades remuneradas.

Tais atividades de forma geral são relacionadas a prestações de serviços acessórios e de apoio. Dessa maneira, se o estudante tiver preconceitos quanto a realizar atividades pode ter dificuldades maiores de conseguir uma colocação.

Atividades de atendimento em bares, restaurantes, entregas de produtos, trabalhos de apoio em hotéis, assim como de acompanhantes de idosos e crianças, são as que mais disponibilizam oportunidades.

Como são trabalhos de curta duração é comum conseguir vagas entre dois a três meses de permanência no local, mas podem ocorrer chances desde a chegada do estudante.

Isso dependerá de como conduziu seu processo, se realizou pesquisas antecipadamente ou somente após sua chegada.

Considerações finais sobre emprego no intercâmbio

Conseguir um emprego no intercâmbio, como vimos no artigo de hoje, depende de alguns fatores importantes quanto aos seus objetivos no intercâmbio, assim como características pessoais e dos próprios países a que se destina realizar seus estudos.

O importante é que se tenha uma adequada percepção desses fatos para que possa agilizar seu processo de inserção em atividades que lhe tragam retorno financeiro e possam auxiliar em sua estada no programa a ser realizado.

Para saber mais sobre intercâmbio e como conquistar o seu emprego, fale com a gente!