Escolher sua acomodação é

um dos pontos mais importantes

do seu intercâmbio.

E sobre isso, podemos falar muito bem, afinal ao sair do seu país várias mudanças vão acontecer e a adaptação nem sempre é fácil, mas ter um bom lugar para ser sua nova casa, faz toda diferença.

Mas como escolher a melhor moradia?

Siga nossas dicas e entenda um pouco mais sobre cada tipo de acomodação durante o intercâmbio.

Escolha um perfil
  • Com mais jovens
  • Mais adultos
  • Festa e diversão 
  • Calmo e familiar
  • Um espaço só seu
Tempo de estadia e facilidades
  • Durante todo o intercâmbio
  • Primeiras semanas
  • Com ou sem refeições
  • Áreas comuns compartilhadas
Seu orçamento e necessidades
  • O mais barato
  • O mais caro 
  • Melhor custo x beneficio
  • Conforto é prioridade
  • Perto de tudo
Tipos de acomodação
  • Casa de familia 
  • Residência Estudantil 
  • Hostel 
  • Hotéis 
RESIDÊNCIA ESTUDANTIL

Ideal para economizar durante o intercâmbio

As residências estudantis são ótimas para estudantes que querem ficar com outras pessoas que também estão no intercâmbio e passando por situações parecidas. Os formatos variam bastante, mas a maioria oferece quarto compartilhado. Já banheiro, sala e cozinha são coletivos. Resumindo, uma acomodação estudantil é uma mistura de hostel e república.

Prós: A interação com estudantes de várias partes do mundo. Na residência estudantil, você terá contato com pessoas como você, que estão ali para estudar e se divertir. Será uma oportunidade de fazer amizades fora da sala de aula. É um ambiente que costuma ser um pouco mais descontraído em relação à casa de família.

Contras: Na maioria das residências estudantis, é preciso compartilhar banheiro e/ou cozinha. Nesse caso, prepare-se para passar por alguns “perrengues” e ter mais atenção com seus objetos pessoais. Ah, apesar de serem mais flexíveis, também existem regras impostas pela administração.

A 4U possui parcerias incríveis, na Irlanda, por exemplo são 12 residências espalhadas por Dublin com uma estrutura preparada exclusivamente para intercambistas.

Além de casas das próprias agencias, muitas escolas possuem seus próprios alojamentos, que normalmente ficam próximos a escola ou até mesmo dentro do mesmo prédio.

CASA DE FAMÍLIA

Imersão completa na cultura do país

As famosas casas de familias ou host family, são providenciadas pela própria agência ou pela escola. Esse tipo de acomodação normalmente é mais caras com famílias nativas e é ideal para quem já quer chegar no destino e entrar de cabeça na nova cultura.

Normalmente, você tem direto a duas refeições diárias com a família, também será convidado para eventos como passeios, aniversários e viagens. Cada casa tem sua regra em questões de horários e visitas, mas é importante lembrar que muitas casas possuem crianças e uma rotina bem organizada. Porém, todas host family é preparada para receber estudantes do mundo todo.

HOSTEL

Ideal para curto prazo, diversão garantida

Ficar em um hostel ou hotel é uma alternativa para quem não vai ficar muito tempo no mesmo local, afinal no hostel a diversão é garantida, além de você compartilhar o dia-a-dia com diversas culturas e treinar bastante um novo idioma.

É importante lembrar que você irá compartilhar o quarto com uma média de oito pessoas (podendo ser mais ou menos), e compartilhar áreas comuns, inclusive o banheiro. O bacana é que a maioria dos hostels já estão acostumados com esta rotina e rotatividade de jovens intercambista, então não se preocupe, vai ser uma experiência incrível.

ÚLTIMOS ARTIGOS SOBRE ACOMODAÇÃO

DestinosEstudar no Exterior
3 de julho de 2019

Intercâmbio na Espanha: 6 Motivos para se apaixonar pelo País.

A Espanha é um País que oferece tantas possibilidades diferentes que é impossível qualifica-lo em uma só palavra.…
DestinosProgramas
28 de junho de 2019

10 Tesouros escondidos em Malta

Malta é um dos países mais bonitos da região do Mediterrâneo. Oferece uma mistura extraordinária de lugares históricos,…
ComportamentoCuriosidades
26 de junho de 2019

Fechar intercâmbio com agência ou direto com a escola?

Fechar intercâmbio com agência ou direto com a escola? Essa é a dúvida de muitos estudantes que estão…

DÚVIDAS SÃO NORMAIS

VEJA OS PRINCIPAIS QUESTIONAMENTOS DOS NOSSOS INTERCAMBISTAS

Quais são os tipos de acomodação no intercâmbio?

Há dois tipos de acomodação, as temporárias e as definitivas.

A acomodação temporária, será o primeiro lugar onde você irá morar quando chegar ao seu destino, as opções são: casa ou apartamento da escola, da agência ou de parceiros ou uma casa de familia

A acomodação definitiva é onde você passará seu intercâmbio inteiro ou um período maior. Normalmente, são apartamentos divididos entre estudantes.

Quanto tempo devo ficar em uma acomodação temporária?

Recomendamos que em seu pacote de intercâmbio, você tenha de 2 a 3 semanas no mínimo de acomodação temporária para que você encontre a sua acomodação definitiva com calma.

Quais são os tipos de vagas nas acomodações?

  • Single Room: quarto para uma pessoa, com uma cama de solteiro ou de casal. Ideal para quem busca privacidade, porém são vagas mais caras.
  • Double Room : quarto para casal, com uma cama de casal.
  • Twin Room: quarto com duas camas de solteiro.
  • Shared Room: é a opção mais econômica. O quarto com duas ou mais camas de solteiro, podendo ser beliches ou não.

É recomendado fechar uma acomodação definitiva antes de começar meu intercâmbio?

Não. É importante que você visite a casa onde irá morar, veja se atende o que você estava procurando, como infraestrutura, localização e conheça pessoalmente as pessoas que você irá dividir a casa, ou até mesmo o quarto.

O que é o depósito exigido na hora de entrar em uma nova casa?

Em muitos destinos o depósito é pedido para que o dono da casa ou da acomodação tenha uma segurança financeira, no Brasil conhecemos como “calção”. Quando você sair da casa, você terá o valor desse depósito devolvido integralmente, caso não tenha ocorrido nenhum incidente durante sua estadia.

Onde posso procurar minha vaga definitiva?

Hoje com a facilidade da internet, ficou muito mais fácil procurar por acomodações. Todos os países possuem sites especializados em aluguel de casas, quartos.

Há inúmeros grupos no Facebook sobre intercâmbios, inclusive com brasileiros ajudando com informações, indicando vagas de acomodação. Entre nesses grupos interaja com as pessoas e aproveite para fazer amizades.

Cuidado com vagas que parecem boas demais e muito baratas, existem vários tipos de golpes sendo aplicados, por isso é importante visitar a casa sempre antes de realizar um pagamento.

Conheça alguns termos relacionados a acomodação:

  • Landlord (para homem) ou landlady (para mulher) – são os donos da casa que você irá morar e responsáveis em receber aluguéis, cuidar da infraestrutura da casa, etc.
  • Flatmates – colegas que dividirão o apartamento ou casa com você.
  • Roomates – colegas de quarto

Hora de dar o primeiro passo

Descubra agora mesmo o pacote ideal que montamos para você

ORÇAMENTO RÁPIDO