fbpx

A Irlanda é um dos destinos mais desejados por intercambistas. Neste artigo, vamos abordar como conseguir o visto de estudante para intercâmbio para estudar na Irlanda, e mais algumas dicas que vão eliminar qualquer dúvida sobre o assunto. Acompanhe!

Onde obter visto de estudante para intercâmbio na Irlanda?

O Visto de estudante para intercâmbio é uma exigência para a permanência de uma pessoa num país diferente daquele de que tenha cidadania.

Existem vários tipos de processos para a emissão de vistos em diversos países. Nesse post, vamos nos deter no caso da Irlanda, um dos destinos mais procurados por intercambistas do mundo inteiro.

Ao chegar na Irlanda, em primeiro lugar, você receberá o visto de turista, que lhe garantirá o tempo necessário no país para regularizar a sua condição de estudante. No site oficial da imigração, você pode checar informações mais detalhadas sobre como obter o visto de turista na Irlanda.

Dublin é um caso particular, se você optar por estudar nessa cidade, após receber seu visto de turista, você precisará agendar uma ida à Imigração, e com toda a documentação necessária em mãos, você deverá solicitar o visto de estudante.

Como funciona o visto?

Caso seu curso seja de até 90 dias, não há necessidade de visto, sendo exigidas somente algumas comprovações definidas pelas autoridades locais.

Caso seu curso seja superior a esse prazo, é necessário a emissão de visto de estudante para intercâmbio no momento da entrada no país, o qual deve ser retirado em um prazo máximo de 30 dias após sua chegada.

Os vistos possuem características e objetivos diferenciados, de acordo com cada situação do estudante. Veja a seguir os principais.

Tipos de visto

Existem três possibilidades de concessão de visto de estudante para intercâmbio, as quais passaremos a demonstrar a seguir.

· STAMP 2A – Visto de estudante sem permissão de trabalho

Este é um tipo de visto de estudante para intercâmbio, que não permite exercer trabalhos na Irlanda.

Necessita que o estudante esteja matriculado em algum curso e não considera a possibilidade de trabalhos em tempo parcial ou integral.

Possui validade de até seis meses de duração e é concedido para estudantes que não realizem cursos de inglês ou universitários em tempo integral, sendo indicado para cursos de curta duração ou de Ensino Médio. Pode ser renovado por mais duas vezes.

· STAMP 2 – Visto para estudantes com permissão de trabalhar

Este visto de estudante para intercâmbio se aplica no caso de pessoas que exercer uma atividade que gere renda, paralelamente, a seus estudos.

Esse tipo de visto é o mais procurado pelos estudantes e possui validade de oito meses podendo ser renovado por duas vezes.

Para efetuar a renovação deste visto denominado IRP – Irish Residence Permit, é solicitado o controle de frequência ao curso, sendo exigida uma presença acima de 85% do total de aulas.

Permite que o estudante se ocupe com atividades de trabalho de até 20 horas, quando dos períodos escolares e de até 40 horas nos períodos definidos entre junho e setembro e/ou dezembro e janeiro.

A concessão do visto ocorre com uma autorização provisória de 30 dias, devendo ser providenciados, dentro desse prazo, os documentos que comprovem sua matrícula no curso, contratação de seguro saúde, comprovante de endereço etc.

· STAMP 1G – Visto para estudantes recém-graduados

Um outro tipo de visto de estudante para intercâmbio é o STAMP 1G, sendo direcionado para estudantes recém-graduados em um curso disponível na Irlanda.

É muito indicado para aqueles estudantes que desejam aumentar sua visibilidade para empresas em suas áreas de atuação, além de ter mais chances de serem contratados pelas empresas locais. Essa modalidade de visto permite exercer atividades profissionais com carga horária de até 40 horas. Tem validade de um ano.

Abre muito mais possibilidades de obter oportunidades de trabalho na Irlanda e de conseguir o visto permanente.

Não permite renovação, pois estabelece que o estudante consiga colocação no mercado de trabalho dentro do período.

Esse é um visto criado mais recentemente que os demais, e tem como foco facilitar a busca de oportunidades profissionais a recém-graduados que o visto STAMP 2, por possibilitar maior tempo de permanência no país e, desse modo, abrir chance de maior carga horária de trabalho, em tempo integral, ao intercambista.

Trata-se, portanto, de um tipo de visto que deve ser bem avaliado pelos estudantes que se enquadrem no perfil citado.

Resumindo… O que aprendemos?

Neste artigo, descobrimos como funciona o visto de estudante para intercâmbio, as exigências e modalidades, visando apresentar a maior quantidade de informações possível. Esperamos ter esclarecido suas dúvidas e contribuído para uma decisão mais adequada ao seu caso.

Para saber mais sobre intercâmbio na Irlanda, fale conosco!