Quando se ouve dizer na palavra intercâmbio, qual a ideia a propósito que surge em sua mente? Já parou para pensar no leque de opções que podem lhe oferecer? Será que existem agências que são especializadas nesse tipo de serviço e que lhe proporcionam um trabalho e uma faculdade fora de seu país?

Diante dessas dúvidas, reunimos para você, um artigo elaborado especialmente sobre essas questões, onde procuramos sanar todos os seus questionamentos e dúvidas sobre os reais motivos para se fazer um intercâmbio

Intercâmbio nada mais é que uma relação cultural entre as nações, ou seja, uma possível troca de informações devindas de diferentes países. Ai vem o seguinte questionamento, quais são os reais motivos para se fazer um intercâmbio? Para isso, devemos começar primeiramente a pensar quem está por trás desse universo de trocas culturais e como fazer.

Um dos primeiros fatores a serem pensados, é a questão de valor, você deve pensar o país em que seu bolso pode te levar. Logo que seu destino foi escolhido, será que você realmente domina um pouco a questão do idioma? Pois um dos requisitos para a convivência é a comunicação, certo?

Pensado nesses pontos, é hora de escolher qual agência lhe condiciona melhores condições? E você, já parou para pensar que existem agências especializadas nesse tipo de trabalho? Pois é, e uma das maiores que está por trás dessa transação, é a 4U Study.

É um pontapé crucial para o ensino, que tem por foco central, ser uma das maiores moderadoras da evolução profissional e cultural de quem procura se realçar no tão disputado mercado internacional. 

E por que fazer um intercâmbio através da 4U Study? De um modo simplificado, é uma agência séria que garante a você, a certeza de conforto, credibilidade, e a segurança que estará viajando em boas condições, sem se deparar com frustrações.

Quando se trata da relação entre educação e ter a oportunidade de morar em outro país, podemos nos deparar com reais motivos para se fazer um intercâmbio, e o que ele pode acrescentar a quem pretende ingressar em uma vida acadêmica. Geralmente, são alunos do ensino médio que passam um período fora, que variam de 6 meses a 1 ano.

Quando acontece isso, o estudante brasileiro que vai viajar para os Estados Unidos, irá estudar em uma escola americana e será hospedado na casa de um estudante americano, uma vez que, quando o estudante americano vier ao Brasil para estudar, irá se hospedar na casa do estudante brasileiro. Tratando-se de nível médio, o foco maior no caso dos estudantes, é a expectativa de conhecer um idioma novo, e aperfeiçoar outro que talvez já tenha um pouco de controle.

Contando também, com o vasto experimento de estar em outra realidade, longe de tudo e todos que já convive há muito tempo, tendo como objetivo principal a responsabilidade por morar fora, e na construção de seu caráter como uma pessoa autônoma.

Quando você já passou do nível médio de ensino, já cursa uma faculdade, está à procura de uma pós graduação ou até mesmo um mestrado, você tem a opção de usar sua experiência no intercâmbio para garantir uma vaga no mercado de trabalho. Isso mesmo! Já parou para pensar, que você poder ter o mesmo nível de estudos que um outro candidato, e mesmo assim ser escolhido, e ele não?

Pois então, isso se deve ao fato de que eles valorizarem a experiência que você teve fora do país, e com isso aumente sua credibilidade e suas chances de se sobressair no mercado, fazendo parte assim dos reais motivos para se fazer um intercâmbio. Hoje em dia, existem muitos estudantes que optam por estudar fora do país durante um certo período exatamente por esse leque de possibilidades que é aberto a você. As mudanças pessoais, os desafios da viagem, e principalmente o domínio de um novo idioma, é o que impulsiona o profissional a buscar novos estudos.

Sem dúvidas, um setor comercial, sempre dará prioridade de contratar aquele profissional que está sempre buscando um aperfeiçoamento, e o intercâmbio é um deles, sem a menor sombra de dúvidas. Especialmente as empresas multinacionais ou as que importam e exportam produtos. Até mesmo nas propostas para escolher os treinee, esse experimento é um quesito que faz total distinção ao currículo do candidato. Outro benefício, é o de descobrir talentos que as vezes nem você imaginava que possuía.

Tomamos como exemplo, a descoberta relacionada a algum esporte, seja ele aquático, esqui na neve, ou golfe, pois são alguns dos esportes que talvez você não tenha tido a oportunidade de praticar, e, talvez também, seria algo que você nunca teria tentado se não saísse do Brasil. Vão te proporcionar também, a chance também de aproveitar as mais diversificadas formas de se divertir e se distrair.

Peças de teatro, os mais variados tipos de festivais de música, filmes, exposições de artes, museus, danças culturais, são somente algumas das comemorações, que você terá direito de usufruir. E algo que vai te deixar muito feliz, a maioria deles tem a entrada gratuita! Outro dos reais motivos para se fazer um intercâmbio, é a construção de amizades, que é um dos privilégios de se estudar no exterior. É a abertura que você tem de conquistar novas amizades, de diferentes culturas e origens, que você vai ter o privilégio de levar pela resto de sua vida. Quando você ingressa em um intercâmbio, a escola de idiomas fará parte do seu cotidiano, abrindo a possibilidade de você estar sempre por perto de pessoas novas. Nesta condição, você sempre terá o contato imediato com origens diferenciadas, o que lhe acarretará um bom desenvolvimento em seus estudos.

Logo após ressaltarmos o que você irá aprender em um intercâmbio, vamos elencar a você uma sugestão de lista rápida ao tomar essa iniciativa, sendo alguns pontos de atribuições:

  • Conhecimento: praticar a falar fluentemente uma nova língua, é um grande desafio para quem busca uma nova opção de vida, morando em outro país, devido ao fato de estar morando fora, você automaticamente treina um novo idioma fora;
  • Atualização do seu idioma: se você já fala fluente outra língua, ótimo! Nada melhor que um treinamento para sempre melhorar;
  • Cultura: muito além de você já conhecer, ter a convivência e frequentar ambientes que lhe exponha uma nova cultura, é de suma importância que você respeite a cultura daquelas pessoas que os cercam, respeitando os valores, tradições e hábitos de cada povo;
  • A vida e suas experiências: o fato e você se tornar maduro e independente, conseguir sair da rotina, valorizar sua família que sempre está ao seu lado, e conseguir se conhecer melhor, saber sobre sua própria capacidade;
  • Vivenciar: saber desfrutar de experiências simples que você passava com sua família, e que no intercâmbio se torna muito valioso.

Há também, a importância de se contratar agências como a 4U Stady, e vamos citar os benefícios que você tem ao adquirir o pacote:

  • Segurança: quando se vai viajar, sem dúvidas, é uma das mais evidentes exigências. Fique de olho em quanto tempo a agência atua na áreas, o eu tem a oferecer, quantas lojas possui ao todo;
  • Certifique-se sempre dá credibilidade da empresa;
  • Acessibilidade: primeiramente, deve-se conhecer a agência e seus componentes, isso acarreta a você viajante, uma demanda facilitadora que varia de:
  • Encaminhamento de serviços do próprio suporte, que vai de uma simples emissão de carteirinhas, até a serviços prestados por despachantes;
  • Agilidade de pagamentos, e no cobrimento de aplicativos.
  • Prestação de informação: é aquilo que gera melhores condições no ao adquirir contrato com determinada agência.
  • Isso acomoda desde o princípio da escolha do destino da viagem, até datas previstas de ida e volta.
  • Rendimento e aproveitamento: se você analisar minuciosamente as etapas que foram inseridas acima, acaba que o estudante têm o os riscos de não se adaptar suspensos e vai poder aproveitar muito melhor tudo aquilo que o programa no qual foi adquirido, possa lhe oferecer.

Se você almeja realmente ingressar a um intercâmbio, faça essa lista e leve sempre consigo, assim você conseguirá conciliar o que você realmente necessita para realizar esse sonho. Como vimos, aprender uma língua nova fora do seu país, é uma forma muito positiva de resultados. A partir disso, vamos ver quais os benefícios que nos traz. Se seu desejo é conseguir adquirir uma fluência em um idioma que talvez você já saiba, ou em outro que você queira aprender, estudar fora será uma perfeita maneira de se tornar aproximado do idioma que você almeja aprender. Já se foi confirmado que esta é uma das mais eficazes maneiras de se aprender.

As vivências do dia-a-dia, com a comunidade presente, fazem com que o estímulo e o raciocínio do novo idioma se enriqueçam, no entanto, compreender novos tipos de vocabulários e línguas, que assegura a ótima junção para aprender rápido, concreto e duradouro. Para assegurar esse experimento e tornar que ele seja completo, é extremamente importante que você possa contar no Brasil.

Com a ajuda de uma agência que seja muito responsável de intercâmbio, que lhe encaminhará com relação às opções na escolha do seu curso de idiomas fora do seu país, que seja de forma integra com o estudante, ao busque sempre o melhor para suprir e incumbir as necessidades. Uma das opções encontradas de escola de idiomas, se trata da Experimento, que em sua grade curricular, tem o prazer de poder oferecer cursos, em 8 diferentes línguas, sendo eles em mais de 20 países, na qual se atribui apenas perante as melhores escolas de idiomas que se encontram no mundo.

Contudo, pudemos observar nesse artigo, o que é um intercâmbio, como podemos contratar um com segurança, a credibilidade que ele nos dispõe ao tentarmos ingressar na carreira de trabalho e os reais motivos para se fazer um intercâmbio. Portanto, se você deseja que sua carreira evolua, que você tenha muitas coisas a favor de seu lado profissional, pense no assunto.

Débora Cristina Soares de Souza

About Débora Cristina Soares de Souza

Leave a Reply