fbpx

Carrinho

É preciso de muito dinheiro para fazer intercâmbio? Essa é uma das principais perguntas para se fazer antes de decidir fazer uma viagem de intercâmbio, e claro que tem muito sentido, pois afinal, a pessoa estará se deslocando de seu país e tendo diversos gastos com passagens, refeições e muitas vezes estadia, além de pagar por cursos em casos de projetos de estudos.

Pois bem, neste artigo você esclarecerá esta dúvida e verá alternativas para gastar de forma variada, tudo dependendo do seu objetivo traçado.

Estabeleça seu objetivo para saber quanto dinheiro precisa

O quanto precisará de dinheiro para fazer intercâmbio dependerá dos objetivos que você quer atingir.

Isso porque há situações de intercâmbios que envolvem trabalhos ou hospedagens em casas de família, assim como obtenção de bolsas de estudos que possuem uma redução considerável de gastos.

Assim como existem programas de estudos em que há a necessidade de se dispor de mais recursos para pagar os cursos e hospedagens.

Além disso, o tempo em que permanecerá realizando o intercâmbio afetará o cálculo das despesas. Definindo seu foco poderá calcular o quanto precisará de dinheiro para fazer intercâmbio com mais precisão.

Defina o seu destino

Para fazer intercâmbio, é preciso saber quanto dinheiro está diretamente relacionado ao destino desejado, pois existem regiões nas quais as passagens aéreas são mais caras, assim como o custo de vida também é mais elevado.

Avaliar o tempo de permanência

Saber o tempo de permanência permite avaliar quanto de dinheiro para fazer intercâmbio é necessário reservar. Esse fato está relacionado diretamente a seus gastos durante o período de sua estada e podem ser significativos dentro de seus gastos totais.

Existem várias opções de tempo de permanência durante um programa de intercâmbio e podem ser avaliados de forma a que melhor atenda a seus propósitos, assim como podem ser escolhidos intercâmbios que incluam os valores de hospedagem e refeições e que não estariam relacionados a aumento de gastos locais.

Tente avaliar o que mais lhe atende e sempre considere todos os custos variáveis envolvidos para não ter surpresas.

Escolher entre intercâmbio a trabalho ou estudo

Viajar para estudos e ainda poder ganhar dinheiro para fazer intercâmbio é um sonho de muita gente. E isso pode se tornar realidade, caso você opte por conciliar ambas as atividades em seu programa.

Há intercâmbios que conciliam esses dois objetivos. Isso traz vantagens diretas quanto a conseguir recursos extras para se manter, reduzindo assim o valor necessário a ser considerado para realizar o programa.

Conseguir bolsas de estudos

Um fator que impacta diretamente a quantidade de dinheiro para fazer intercâmbio é a possibilidade de se candidatar a uma bolsa de estudos, o que pode lhe poupar gastos bastante significativos.

Muito embora seja um processo bastante concorrido, é possível se obter a aprovação nestes programas, realizando pesquisas em instituições de ensino e se informando sobre processos seletivos. Essa é uma forma bastante interessante para que você possa concorrer e ser aprovado.

Dependendo do destino escolhido, existem mais opções de Universidades que oferecem o benefício e que podem representar chances maiores de sucesso.

Isso faz com que você consiga um tratamento bastante diferenciado por ser um aluno que se destacou num processo de seleção bem disputado e que, dessa forma, apresentou um potencial diferenciado em relação à concorrência, o que podem significar bons resultados, para você e também para a instituição.

E o principal é propiciar um intercâmbio bastante acessível em relação a custos.

Fazer cotações de preços

Efetuar pesquisas de preços e condições junto à agência de intercâmbio é importante para saber quanto de dinheiro para fazer intercâmbio será necessário para realizar este programa.

Estabeleça uma planilha com tudo aquilo que deseja saber e os custos envolvidos, para poder comparar as cotações realizadas e definir a empresa que mais lhe interessa.

Verifique tudo que oferecem para identificar eventuais custos não previstos.

Uma coisa que ajuda bastante também é sempre ter uma reserva financeira para eventuais imprevistos. E, assim, poder ter mais tranquilidade em aproveitar mais seu intercâmbio.

Considerações finais sobre dinheiro para fazer intercâmbio

Várias são as situações que interferem diretamente em quanto dinheiro para fazer intercâmbio você precisará e todas as alternativas devem ser consideradas para definir um cálculo exato.

Defina seus objetivos, destino, tempo, faça cotações, verifique a possibilidade de trabalho, pois essas considerações vão ajudar a ter dados para calcular o custo de um intercâmbio.

Deseja saber mais sobre intercâmbio? Então fale com a gente e descubra seu próximo destino!