Quando se pensa em realizar uma viagem, há sempre a possibilidade de sair a passeio para conhecer algum lugar, ou a chance de fazer intercâmbio. Neste artigo, vamos abordar porque fazer intercâmbio é mais importante do que realizar uma viagem a passeio para conhecer um destino qualquer.

Você certamente passará a entender o intercâmbio como um grande benefício para sua vida. Acompanhe!

Fazer intercâmbio ou viagem de lazer?

A escolha de se fazer intercâmbio está relacionada com o objetivo que se quer ao realizar uma viagem.

Caso o foco seja o de conhecer novos lugares, mas, ao mesmo tempo, aproveitar para realizar desenvolvimento pessoal e profissional, aprimorando seu idioma, realizando um trabalho, estudos, pesquisas ou algum outro fator ligado à sua melhoria profissional, o intercâmbio é o mais indicado.

Em uma viagem de lazer, o objetivo é de distração. Apesar de manter contato com a cultura local, nem sempre ocorre um aprimoramento pessoal e principalmente profissional. Por isso, convidamos você a refletir sobre sua escolha ao viajar para o exterior.

Além de tudo isso, fazer intercâmbio passou a ser um pré-requisito importante para alavancar seu currículo e ampliar sua visão como cidadão global. Tal fato permite ainda que a pessoa cresça, por se manter um tempo distante de sua zona de conforto familiar.

Alguns aspectos diferenciais ao fazer intercâmbio

1- Conhecer mais profundamente determinado lugar

Como você estará a maior parte do tempo dedicado a vivenciar o local, terá mais chances de uma maior interação com a população do lugar, trazendo benefícios para sua cultura, de forma geral, e no aprimoramento do idioma.

Você também poderá aliar passeios de lazer a outros locais ou países vizinhos, dessa forma, estará realizando também uma viagem de lazer sem se distanciar de seu objetivo principal.

Esse é um fator bastante interessante para quem deseja realizar um intercâmbio, pois mesmo sendo um objetivo diferente de uma viagem de passeio, é possível conciliar diversas finalidades e tornar a estada muito mais interessante.

2- Melhorar o domínio do idioma

Ao fazer intercâmbio você poderá ter contato com pessoas de diferentes destinos e aprimorar o conhecimento da língua inglesa, conhecendo diversos sotaques e características de regiões distintas.

Você terá o benefício de vencer eventuais limitações e medos em transmitir e utilizar a língua, pois dependerá dela para seu sucesso, tanto na parte profissional como em seu cotidiano.

Realizar um curso de idiomas e depois conviver com o cotidiano de um país que utiliza este idioma como língua-materna é um grande diferencial para seu aprendizado.

3- Vivenciar culturas diversas

Ao fazer intercâmbio, além de poder ter contato com diversas características do idioma com pessoas de várias nacionalidades, você poderá ter contato com suas culturas e ampliar muito o seu conhecimento sobre povos diferentes e seus costumes.

Em um mundo no qual se busca cada vez mais conviver com as diferenças, isso é um grande fator de aprimoramento pessoal. Estar preparado para enfrentar desafios futuros é uma grande vantagem de quem passa por esse tipo de experiência.

4- Ampliar seu networking

O contato com uma variedade de pessoas com origens diversas, amplia de forma decisiva sua rede de relacionamentos.

Isso é muito importante, pois, além de ser um fator de melhoria cultural pessoal, aumenta as chances de aparecerem oportunidades profissionais futuras que podem lhe trazer benefícios.

Poder manter relações entre pessoas de várias origens, mesmo após o intercâmbio, é uma excelente maneira de alcançar melhorias para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

5- Melhorar seu currículo

Ao fazer intercâmbio, você estará também melhorando a sua capacidade profissional, no sentido de ampliar as possibilidades de demonstrar experiências vividas no exterior de forma efetiva. Isso é um grande diferencial no mercado de trabalho.

Realmente é algo importante, pois está relacionado ao fato de que várias empresas possuem filiais em diversos locais do mundo. Portanto, dessa maneira, ter experiências de moradia fora do país, reforça as chances de aproveitamento em oportunidades no exterior.

Considerações finais sobre a importância de fazer intercâmbio

Como pudemos ver, fazer intercâmbio passou a ser um objetivo importante para as pessoas que desejam, além de melhorar o domínio de um idioma, obter um upgrade na carreira profissional.

Isso se deve aos fatores mencionados de:

· Relacionamento interpessoal;

· Conhecimento mais aprofundado de culturas diversas;

· Aprimoramento profissional;

· Desenvolvimento de características pessoais, tornando-se um ser humano de mais empatia.

Fazer intercâmbio é um objetivo que deve ser perseguido tanto por jovens como por pessoas com mais experiência. Afinal, investir em si mesmo sempre trará grandes benefícios para sua vida.

Acesse nossa newsletter e mantenha-se informado sobre todos os assuntos de intercâmbio ou relacionados ao aprendizado e aprimoramento da língua inglesa.