Sempre que se pensa em fazer intercâmbio, duas possibilidades surgem como os grandes diferenciais desse tipo de iniciativa, que são:

  • Aumentar o conhecimento de um idioma
  • Ter contato com outra cultura

Porém, ao fazer intercâmbio, vários outros fatores são agregados para crescimento pessoal de quem o realiza. É exatamente isso o que vamos ver nesse artigo.

Você poderá, a partir desta leitura, fazer uma reflexão sobre esses pontos. E ainda, ter como desafio verificar outros aspectos que podem ser contemplados ao participar de programas de intercâmbio. Confira abaixo.

Impulsione seu crescimento enfrentando dificuldades

Normalmente, quando se decide fazer intercâmbio, surge a preocupação com o tempo de ausência em relação aos familiares e amigos, para partir em direção a uma nova experiência que, certamente, será única em sua vida.

Por isso, esse tipo de viagem possibilita um grande amadurecimento pessoal, pois surge a necessidade de enfrentar dificuldades por conta própria, em um ambiente totalmente novo… Assim você se torna muito mais independente! Além de ser capaz de encontrar soluções criativas para os empecilhos da vida.

Aprendendo a lidar com a saudade

Uma viagem de intercâmbio faz com que você tenha que lidar com a saudade, pois as pessoas de seu convívio, agora não estarão mais por perto, pelo menos com tanta intensidade.

Aprender a lidar bem com a ausência é uma forma de se preparar para o futuro, pois num mundo totalmente globalizado, poder conviver com a saudade, sem sofrer em excesso, é o que torna possível a decisão de aceitar desafios pessoais ou profissionais que surjam pelo seu caminho.

Valorizar as pequenas atitudes

Ao fazer intercâmbio, é certo que aquelas pequenas atitudes normais do cotidiano que você nem percebia, agora terão outro peso. Afinal, tudo estará por sua conta. Sem ninguém cuidando de suas necessidades.

Dessa forma, fazer intercâmbio apresenta oportunidades de ampliar sua autonomia e valorizar aquelas coisas que não recebiam sua devida atenção. Contudo, ao assumirmos tais demandas, nos sentimos orgulhosos e satisfeitos, pois descobrimos que estamos caminhando para uma nova fase pessoal.

Aprender a compartilhar

Ao fazer intercâmbio, as amizades certamente serão ampliadas e você poderá ter experiências inacreditáveis com expansão de seus horizontes e perspectivas futuras.

A necessidade de compartilhar seus sonhos e aprender com experiências de outras pessoas é uma forma incrível de passar a ter uma nova visão de mundo.

Isso ajuda muito a sermos integrados definitivamente como cidadãos do mundo… Tudo isso ajuda a saber conviver e respeitar as diferenças.

Importante ainda destacar que seus amigos atuais também serão envolvidos com as mudanças em sua vida, pois deverão se esforçar para entrar em contato com você. E, eventualmente, ir ao país para fazer uma visita.

Descobrir que nem tudo é sonho

Ao fazer intercâmbio, muitas vezes percebemos que aquela visão limitada e parcial de que os países são extraordinariamente melhores que o seu, podem não se cumprir. Então, podemos constatar que nem tudo é aquele sonho imaginado.

Isso é importante para atestarmos que, somente convivendo em outros países, podemos avaliar em perspectiva muitas das coisas boas em nossa própria terra, mas que nunca valorizamos. Ao mesmo tempo em que avaliamos as ótimas coisas no país estrangeiro e que podemos lutar para mudar no nosso.

Aprenda novas formas de se organizar

Normalmente, o crescimento pessoal ocorre em situações desafiadoras e que necessitam de nossa participação para que sejam solucionadas. Nesse ponto, fazer intercâmbio possibilita termos uma nova visão sobre a resolução de conflitos e desafios cotidianos.

Quando estamos por nossa conta, é possível nos conhecermos melhor e termos capacidade de interpretar os fatos para poder decidir da melhor forma possível.

Quando passamos a assumir nossas responsabilidades, conseguimos ver em que aspectos precisamos melhorar. Isso representa um crescimento pessoal que, somente o afastamento de nossa zona de conforto, pode contribuir para que o alcancemos da melhor forma possível.

Considerações finais sobre fazer intercâmbio

Como pudemos ver, fazer intercâmbio permite vários ganhos e experiências bastante importantes para nossas vidas e que vão muito além do aprendizado de um idioma e de conhecermos culturas diferentes. O maior ganho é obter crescimento pessoal e auxilio para a jornada futura.

Deseja saber mais sobre intercâmbio? Então fale com a gente e descubra seu próximo destino!