fbpx

Quando se decide por fazer um intercâmbio, o local de destino sempre representa uma grande dúvida. Neste artigo vamos auxiliar você a tomar a decisão. Essa é a melhor maneira de descobrir e ajudar a escolher os tipos de destinos que mais se enquadram dentro de suas expectativas.

Alguns destinos para fazer intercâmbio podem não ser os mais adequados ao que você procura. Para evitar complicações, ter auxílio de profissionais qualificados é o ideal para uma escolha segura.

Como funciona o intercâmbio?

O intercâmbio é uma forma de ter contato com uma cultura diferente daquela a que a pessoa está habituada e ampliar conhecimentos específicos que se tem em mente, como:

  • Aprimorar um novo idioma;
  • Estudar;
  • Conhecer lugares diferentes;
  • Trabalhar, entre outros.

Esse processo acaba enriquecendo o curriculum vitae da pessoa e abrindo portas para o mercado de trabalho no Brasil e muitas vezes no próprio país para o qual viajou, dependendo de fatores como oportunidades que possam surgir.

Conhecer pessoas, costumes, cotidiano e cidadania diferentes são ganhos que acompanharão a pessoa por toda a sua vida.

 

Quais os fatores que devo considerar?

Para realizar um intercâmbio rico em novas experiências, é necessário definir o objetivo de sua viagem e destino, traçando a meta do que quer aprender ou desenvolver, como por exemplo:

  • Idioma;
  • Estudo;
  • Cultura;
  • Prática de esportes;
  • Experiência profissional;
  • Contato com novas formas de relações humanas e cidadania.

Como fazer intercâmbio?

Em primeiro lugar, defina seu foco e objetivos ao final do intercâmbio, depois busque orientação de apoio de empresa especializada na área, pois serão muitos passos a cumprir antes da viagem.

Veja alguns deles:

  • Emissão de documentos de viagem;
  • Valores a ser disponibilizado;
  • Reservas em universidades, hotéis ou residências;
  • Contatos para trabalho etc.

Todos são aspectos que demandam tempo e conhecimento. Desse modo, não se pode correr o risco de qualquer falha nas escolhas dessa fase, pois será uma das mais importantes em sua busca por destinos para fazer intercâmbio.

Quais destinos para fazer intercâmbio mais indicados?

Muitos países oferecem programas de intercâmbio das mais variadas formas e com múltiplas oportunidades. Dependendo dos objetivos que foram traçados, podem ser escolhidos países específicos ou aqueles que mais se aproximam de atender a suas expectativas.

A seguir, forneceremos as principais demandas e características naturais dos principais destinos para fazer intercâmbio. Assim, você terá mais possibilidades de escolher de forma precisa e sem erros. Vamos lá? 

Austrália

País moderno e com muitas oportunidades de estudo e trabalho, tem muita procura por brasileiros que buscam aprimorar o idioma inglês e desenvolver aspectos culturais e de organização para o cidadão.

Muito indicado ainda para quem procura se aprimorar em modalidades esportivas. Além disso, o clima no verão se assemelha ao do Brasil, o que facilita a estada na região, que se tornou um dos excelentes destinos para fazer intercâmbio no planeta.

Canadá

Muito procurado por brasileiros, inclusive pela oportunidade de emprego, mesmo sendo estrangeiro. Muita facilidade na entrada e estada no país, que disponibiliza bons programas de intercâmbio que seduzem os brasileiros.

Para quem quer praticar idiomas, o Canadá oferece uma oportunidade ímpar, pois tem 2 idiomas oficiais, o inglês e o francês, bem como uma ótima qualidade de ensino. Temos uma pagina especial para este destino, confira aqui

Estados Unidos

Um dos destinos para fazer intercâmbio mais procurados é um país que oferece boas escolas e diversos tipos de intercâmbios.

O problema é que há uma série de exigências, muito mais severas que nos demais países, que muitas vezes acabam desestimulando a quem quer fazer um intercâmbio. Mas se você quer ir à terra do Tio Sam, não desista nunca!

Inglaterra

Com várias universidades conceituadas mundialmente, é um destino para quem quer se aprimorar na carreira. Além disso, é o berço da língua inglesa e a possibilidade de se aprimorar o conhecimento linguístico é incomparável.

Oferece ainda oportunidade de empregos, que podem auxiliar na permanência, onde o custo de vida é bastante expressivo.

Irlanda

No mesmo nível de ofertas educacionais dos ingleses; porém, com custos mais acessíveis tem bastantes ofertas de emprego para intercambistas e é um país bastante interessante, com uma cultura bastante antiga e muita história para contar.

Possui clima alternado entre frio e temperado e é bem organizado, fornecendo uma experiência bastante rica a que se dirige a este país. Ficou curioso? Clique aqui para saber mais sobre este destino. 

Nova Zelândia

Com menos burocracia, oferece oportunidades de estudos e empregos, além de ser o paraíso dos esportes radicais.

Com clima bastante próximo ao do Brasil, faz calor a maior parte do ano. Leia mais aqui

Considerações finais sobre destinos para fazer intercâmbio

Devemos, entretanto, lembrar que o ideal, após definir os aspectos essenciais para organização da viagem é contratar uma empresa especializada em intercâmbios. Dessa maneira, você estará com suporte total para fazer sua viagem da melhor forma possível, sem esquecer de seus objetivos ao partir do Brasil.

Agora que você já tem mais informações sobre intercâmbio, assine nossa Newsletter e se informe com mais detalhes, em nossos outros posts. Aproveite que chegou até aqui e nos acompanhe no Instagram. Até a próxima!