fbpx

O Brasil não um país onde a maior parte da população não possui fluência em inglês. No entanto, isso não é uma barreira para que brasileiros realizem intercâmbio e trabalhem ao mesmo tempo. Nesse artigo, vamos demonstrar que, sim, é possível obter emprego no intercâmbio sem ter inglês fluente. Acompanhe!

Você terá contatos com pessoas que também não dominam o inglês

Para conseguir emprego no intercâmbio não é necessário ter inglês fluente. Na verdade, isso depende mais da atividade que você irá se candidatar.

Além disso, você estará entrando num programa de intercâmbio justamente para aprimorar seu conhecimento do idioma. Isso é muito importante para que você entenda que não é preciso dominar o idioma para se conquistar uma ocupação.

Normalmente, a pessoa terá contato com outros estudantes de seu país, que podem auxiliar você a superar dificuldades e até mesmo apresentar oportunidades. O essencial é encontrar empregos que não exijam um conhecimento profundo da língua.

Trabalhar e estudar são uma importante condição de aprimoramento e com mais rapidez para que você possa dominar o idioma e conhecer a cultura local.

Permita-se trabalhar em qualquer atividade legal, sem preconceitos

Em geral, obter emprego no intercâmbio é mais fácil para aquelas funções que exigem menos qualificação, caracterizadas como mais simples. Assim se ampliam as oportunidades de conseguir uma ocupação.

Não deixe que preconceitos lhe impeçam de obter certas ocupações, pois elas podem ajudar a complementar sua renda. Além disso, você terá contato com o idioma no dia a dia.

Então, basta ter mente aberta e aceitar desafios e oportunidades que surjam ! Assim você pode ter mais sucesso em seus objetivos, além de conseguir melhorar seus horizontes pessoais.

Pense que empregos no exterior, independente do nível da vaga, sempre oferecem remunerações atrativas para intercambistas.

Priorize atividades que demandem inglês mais básico

O emprego no intercâmbio nem sempre exige que a pessoa tenha conhecimento e domínio amplo do idioma.

Atividades diversas permitem que a pessoa preste serviços tendo conhecimento básico da língua. Dessa forma, você pode aproveitar oportunidades no mercado de trabalho local.

Um conselho: busque oportunidades em prestações de serviços básicos!

Indicamos a seguir alguns tipos de atividades que podem ser exercidas sem a fluência no idioma. Veja a seguir!

Trabalhe na área de beleza

Você pode se candidatar a trabalhos em salões de beleza e de barbearia e conseguir se destacar.

Nesses casos, é necessário um conhecimento intermediário do idioma, pois seu contato será com pessoas locais e até mesmo com imigrantes. Você poderá até mesmo atender brasileiros como clientes.

Há uma grande carência deste tipo de atividade no exterior e a chance de aproveitamento é bem grande.

Busque oportunidades na área de culinária

Ofereça suas habilidades na preparação de alimentos e trabalhos de apoio em bares e restaurantes. Esse tipo de atividade é bastante incentivada no exterior.

Neste caso, como suas atividades não serão de contato direto com o público, há uma maior chance de realizar as atividades com mais tranquilidade, mantendo contato com o idioma.

São segmentos ocupados por vários imigrantes, dessa maneira, você poderá conhecer o sotaque de várias partes do mundo ao usar o inglês.

Observe e busque oportunidades em empresas brasileiras

Muitos brasileiros estão morando no exterior e criaram seus negócios nos países de destino.

Nestes casos, há oferta de serviços para brasileiros e isso pode ser uma ajuda para lhe dar mais segurança, evitando que passe dificuldades ou receios em seus contatos.

No entanto isso acabará comprometendo seu maior desenvolvimento no idioma, pois o sucesso do aprendizado está diretamente relacionado ao contato com a língua.

Ter relações com brasileiros em atividades extraclasse, poderá impactar na aceleração do conhecimento, mas é uma alternativa caso a pessoa se sentir muito insegura.

Invista em cursos especializados para imigrantes

Vários países possuem incentivos para imigrantes e pessoas que realizam intercâmbios e disponibilizam cursos de especialização no idioma e processos de localização de vagas de emprego.

O ideal é que se tenha a informação destas oportunidades previamente, no planejamento de seu intercâmbio para obter vantagens ao se dirigir ao País que escolher.

Essas são alternativas interessantes que devem ser avaliadas pelos interessados num intercâmbio diferenciado.

Considerações finais sobre emprego no intercâmbio

Como verificamos, conseguir emprego no intercâmbio independe do domínio do idioma inglês, existindo diversas alternativas para que se possa exercer atividades profissionais enquanto se estuda e melhora seus conhecimentos na língua.

Não permita que a falta de domínio do inglês seja um impedimento para realizar seu intercâmbio em conjunto com atividades profissionais.

Para ficar por dentro de todos os assuntos relacionados a intercâmbio, fale com a gente!