fbpx

Saber claramente se é necessário falar inglês para fazer Intercambio é um ponto bastante importante na hora de decidir por dar esse passo, que trará diversas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Neste artigo, vamos abordar como deve ser tratado esse tema e as implicações que existem pelo fato de fazer intercambio sem conhecer o idioma inglês.

Saber se deve falar inglês para fazer Intercambio depende do Objetivo

Para se definir a necessidade de falar inglês para fazer Intercambio é necessário, antes de mais nada, definir quais objetivos de participar de um programa desse tipo e quais os locais de destino de preferência.

Caso se opte por países que não tenham a língua inglesa como idioma padrão, não há necessidade de aprender inglês para se comunicar, muito embora o conhecimento dessa língua possa proporcionar oportunidades de desenvolvimento e de comunicação por todo o mundo.

No entanto, para quem define como destino as nações nativas de língua inglesa, existe, sim, uma necessidade maior de se aperfeiçoar e conhecer o idioma de forma efetiva.

Se a opção for associada também a obter oportunidades de trabalho nesses países, sem o domínio da fala do idioma inglês também é possível, mas é preciso estar ciente que talvez você não consiga um trabalho na sua área de atuação, talvez consiga empregos alternativos que o idioma inglês não é essencial para exercer sua função.

É normal, em um intercâmbio, se desejar melhorar o conhecimento do idioma inglês e, por tal razão, é preciso ter ao menos um básico conhecimento para que aos poucos você vá aperfeiçoando em seu dia a dia.

Qual o nível ideal de saber falar inglês para fazer intercâmbio

Como já mencionamos, falar inglês para fazer Intercâmbio deve ser direcionado para alguns objetivos específicos e, dessa forma, devemos destacar a situação básica que exige maiores níveis de conhecimento da língua.

Para quem vai estudar em universidades, ou participar de entrevistas de emprego, é necessário conhecimento mais aprofundado do idioma, de modo a facilitar a obtenção de bons resultados. Afinal, nesses casos, além de conseguir o melhor aproveitamento, ainda estará exercitando formas de pronúncia e aperfeiçoará seu listening para sotaques específicos de cada região falante de inglês.

Para quem vai apenas para ter experiência internacional de vida, o nível de inglês poderá ser o mais básico, pois as necessidades fundamentais de comunicação já estarão cumpridas. Com o hábito do local do intercambio, o nível de inglês deverá se aperfeiçoar, por conta da exposição ao idioma.

Como fazer intercâmbio?

Falar inglês para fazer Intercâmbio é importante para o melhor aproveitamento de um dos programas disponíveis; porém, algumas etapas devem ser cumpridas para que seu projeto seja coroado com êxito. Vejamos:

ü Defina o tipo de programa de intercâmbio deseja realizar, avaliando agências e/ou empresas que possam auxiliar em viabilizar o melhor resultado possível;

ü Providencie os documentos necessários para realizar sua viagem, tais como: seu passaporte dentro da validade, certidões, comprovantes de conclusão de cursos, documentos exigidos pela agência de intercâmbio;

ü Providencie os documentos exigidos pelo país de destino e providencie cópias desses;

ü Solicite o visto para realizar o intercâmbio e atente para o prazo de validade e possibilidades de eventual extensão desses;

ü Contrate o seguro-saúde;

ü Avalie possibilidades de saques de valores no exterior, como correspondentes bancários ou agências do banco de origem no país de destino.

Como funciona o intercâmbio?

Falar inglês para fazer Intercâmbio, como vemos, é um diferencial, porém o domínio do idioma não é extremamente necessário, dependendo do seu objetivo. Na maior parte dos casos, podemos dizer que saber o idioma é importante, pode facilitar o sucesso de seu desempenho. De qualquer forma, você deve saber como funciona esse tipo de programa.

Trata-se de um processo destinado a uma pessoa que tem interesse em se manter em um país para obter certos tipos de benefícios relacionados à educação ou a melhorias profissionais, mediante aprimoramento de conhecimentos do idioma.

Além disso, permite contato com a cultura local e melhoria quanto a aspectos culturais e de cidadania.

Tem de se levar em consideração que o programa não se refere a uma viagem de lazer, mas sim de aperfeiçoamento pessoal.

Considerações finais sobre saber falar inglês para fazer intercambio

Falar inglês para fazer Intercâmbio é importante, mas não necessariamente fundamental. Para quem tem como objetivo melhorar a compreensão do idioma, ou para o público que visa estudar ou trabalhar no exterior é uma experiência engrandecedora que ajudará bastante no aperfeiçoamento do vocabulário geral.

Para isso, é interessante ter o básico do idioma para que você se comunique no início ao menos de forma simples, com o dia a dia de estudos e com o imersão na cultura e idioma externos, você absorverá esse conhecimento de forma mais fácil, praticando o seu speaking tanto quanto o seu listening.

Se você gostou de nosso artigo, assine nossa Newsletter e passe a ter acesso a outras informações importantes sobre o universo de intercâmbio e da língua inglesa.

Conte com a equipe da 4U Study para te ajudar no planejamento e realização do seu intercâmbio.

Quero fazer um intercâmbio