Realizar um intercâmbio é um objetivo de muitas pessoas para abrir horizontes e ter uma experiência de vida incomparável. Entretanto, para isso, é necessária a preparação com a obtenção de documentos para intercâmbio.

Neste artigo, vamos apresentar os documentos básicos para realizar um intercâmbio. Ressaltando que podem existir exigências específicas, de acordo com o país, ou até mesmo a dispensa de alguns desses documentos.

Por tal razão, é importante contatar uma empresa especializada nesse tipo de preparação para intercâmbio, que fornecerá a orientação exata das exigências de cada situação. Olho vivo e vamos às dicas.

Passaporte é um dos principais documentos do intercâmbio

Este é um documento essencial para realizar uma saída do país, embora nações na América Latina, pertencentes ao Mercosul, dispensem-no, para a grande maioria dos territórios, é necessário. O passaporte é uma exigência para oficializar o trânsito das pessoas e também um dos documentos para intercâmbio essenciais.

Se já possui um passaporte, você deve verificar sua validade. Caso esteja com o documento vencido, deve ser tirado um novo, para sua viagem. Cuidado com relação a passaportes que estarão vencendo durante a viagem, pois, nesse caso, pode haver problemas com a imigração. Portanto, o passaporte deve ser renovado para evitar contratempos.

Como obter passaporte

O passaporte é solicitado via online, no site da Polícia Federal e possui um custo para emissão. Após o pagamento da guia de recolhimento dos custos – GRU, é possível agendar ida a um posto de atendimento da Polícia Federal, levando documentos originais de identificação, como Identidade, CPF etc., que estão indicados no site.

Visto e sua importância

Vistos de entrada e permanência são autorizações emitidas pelo país de destino e que estão sujeitos as legislações e acordos entre o Brasil e estes países, que definem suas exigências, ou não.

Normalmente, quando exigidos por uma nação, têm validade de 90 dias, para estudantes e turistas.

O importante é que esse é um dos documentos para intercâmbio que deve ser obtido antecipadamente, para não correr riscos quando realizar sua viagem tão sonhada.

Documentos que podem ser solicitados pela imigração dos países de destino

Ao entrar em um dado país, você terá de acessar a imigração, que é onde se apresentará para ser recebido de forma regular naquela nação.

Existem, portanto, documentos específicos que podem ser solicitados em caso de estudantes em intercâmbio e que relacionamos a seguir:

  • Carta de aceitação da escola – é o documento timbrado, emitido pela escola que informará sobre o curso, sua duração, local de acomodação e seus dados pessoais;
  • Seguro Saúde Internacional – é uma exigência entre documentos para intercâmbio e turismo na maioria dos países e deve ser contratado no Brasil para dar cobertura em sua estada no país estrangeiro;
  • Comprovante de Vacinação – entre os documentos para intercâmbio, está o comprovante de vacinação exigido pelo país de destino. Normalmente, a vacina contra a febre amarela é solicitada para todos os países tropicais, como é o caso do Brasil, mas podem existir outras exigências dependendo de cada local;
  • Cópia da passagem de ida e volta – é uma exigência normal para estudantes e turistas e serve para demonstrar que sua permanência será efetivamente temporária. Com a atual situação de imigrantes ilegais, esse passou a ser um item importante de controle nos países europeus;
  • Comprovação de condição financeira – é uma providência importante que alguns países exigem para demonstrar que o estudante terá condições de se manter ao longo da estada no país. Essa comprovação pode ser feita pelo cartão de crédito, o extrato de seu Travel Money, ou ainda que o estudante traga o dinheiro de que vá precisar em espécie. Embora a última seja uma opção menos segura, é perfeitamente legal e viável para o intercâmbio;
  • Comprovante de acomodação – importante para demonstrar o destino certo de sua estada, desde que esteja com reserva garantida.

Agora que você já tem conhecimento dos documentos para intercâmbio, é só se preparar para providenciá-los e seguir em frente, contratando uma agência especializada nesse tipo de viagem, para que tudo seja feito da melhor maneira possível.

Acesse nossa página e se cadastre na Newsletter para sempre ter informações adequadas e precisas sobre disponibilidades de intercâmbio que mais se enquadre em seu perfil.

Débora Cristina Soares de Souza

About Débora Cristina Soares de Souza