Para realizar um curso no intercâmbio, é necessário decidir se deseja manter contato e fechar sua viagem com uma agência especializada ou com escolas de sua preferência.

Neste artigo, vamos abordar as vantagens e desvantagens de ambas as opções para tentar auxiliar na sua decisão.

Formas de realizar um Curso no Intercâmbio

Existem duas maneiras de realizar um curso no intercâmbio e ambas devem ser bem avaliadas, para que, dessa maneira, você determine com clareza a que mais lhe atende.

O estudante pode contratar uma agência para assessorá-lo e fornecer um resultado consistente. Sempre com base na experiência adquirida ao longo de sua atuação como prestadora de serviços na área de intercâmbio.

Nesse caso, todo o processo de intercâmbio é sugerido e conduzido pela agência, com obtenção de documentos e autorizações necessárias. Em algumas agências é cobrada uma taxa para realizar estas atividades. Mas, temos uma dica especial para você, com isenção de taxas.

Outra opção é realizar todo o processo de forma independente e com base em pesquisas e experiências pessoais ou de alunos que já tenham realizado um programa de intercâmbio, realizar o passo a passo de contratação do curso e obtenção dos documentos necessários. Vale ressaltar que a pessoa precisa saber se comunicar na língua que irá estudar para conseguir falar com a escola.

Neste caso, a pessoa estaria livre de remunerar uma empresa para realizar o planejamento e obtenção dos documentos para viabilizar seus estudos.

Prós e Contras

A definição sobre a forma de contratar um curso no intercâmbio dependerá muito da disponibilidade e possibilidades de o estudante ter uma maior possibilidade de pesquisar e manter contatos com instituições, assim como identificar as necessidades de cumprimento de exigências legais e documentais para a realização do intercâmbio.

Apresentaremos as vantagens e desvantagens de se usar ou não agências na condução de seu intercâmbio, visando dar respaldo à sua avaliação para realizar seu projeto, contratando ou não, uma agência.

Vantagens de fechar o curso no intercâmbio com as agências de intercâmbio

  • Contar com consultoria com experiência neste tipo de serviço;
  • Ter a possibilidade de recorrer a empresa para eventuais esclarecimentos ou situações não previstas;
  • Toda a negociação será feita pela agência;
  • Providenciará sua documentação e orientações sobre como agir no intercâmbio;
  • Sua negociação será realizada em território nacional;
  • Pode negociar a forma de pagamentos e a compra de passagens incluída no pacote de intercâmbio.

Desvantagens de fechar seu curso no intercâmbio com agências

  • Você será direcionado para o curso proposto pela agência, não tendo oportunidade de prospectar alternativas próprias, somente as oferecidas;
  • Terá de se submeter às regras tarifárias estabelecidas pela agência;
  • Terá de pagar pelos serviços prestados e isso deve ser considerado em seu orçamento de intercâmbio;
  • Não ter recorrido a agências autorizadas e sérias, podendo sofrer contra tempos. Recomenda-se pesquisar sobre a agência e avaliar sua reputação no mercado;
  • Mais chances de ter maior contato com outros brasileiros encaminhados pela agência;
  • Limitação de cursos no intercâmbio mais restritivos;
  • Limitar as alternativas de acomodações e coberturas de seguros.

Dicas importantes para um bom planejamento de curso no intercâmbio e avaliar se as agências irão atender essas premissas

Se for realizar um curso no intercâmbio por conta própria, o ideal é que faça testes entre escolas do local e veja aquela que mais se identifica com o modelo que você deseja, avaliando através da frequência a aulas se a instituição apresenta o estudo adequado a suas expectativas.

Caso opte por planejar sozinho seu intercâmbio, há riscos maiores, pois você não conhece bem o mercado daquele país estrangeiro, além de ser necessário pagar na moeda local.

Avalie a possibilidade de se inscrever em cursos de menor duração e faça opção por outros cursos durante sua estada.

Defina as melhores e mais econômicas datas para realizar seu curso.

Cuidado com assinaturas de contratos de prestação de serviços com a escola ou acomodações, tenha sempre muita atenção na leitura antes de assinar, ok?

Importante alertar que, muitas vezes, contar com uma agência é benéfico para estudantes sem experiência em intercâmbios, pois essas empresas possuem tais programas como seu negócio. Dessa maneira poderão evitar transtornos futuros.

Considerações finais sobre curso no intercâmbio

Vimos que para realizar um curso no intercâmbio, várias etapas devem ser consideradas para decidir o que é mais vantajoso, se fechar com uma agência ou diretamente com as escolas.

Nosso artigo teve como objetivo esclarecer as opções e suas particularidades. Agora você tem maior conhecimento para tomar a decisão que melhor se adapta ao seu perfil.

Quer saber mais sobre o intercâmbio? Então fale com a gente e receba informações precisas 😉

Débora Cristina Soares de Souza

About Débora Cristina Soares de Souza