fbpx

Carrinho

Quais as melhores escolas para fazer intercâmbio? Essa é uma questão fundamental para quem deseja estudar fora do país e enriquecer seu currículo. Neste artigo, vamos auxiliar a esclarecer essa questão, abordando esse tema e analisando aspectos que implicarão na escolha mais acertada entre as melhores escolas para fazer intercâmbio.

Uma dica que queremos antecipar é a de verificar o contrato com a instituição que você definir para ter ciência do procedimento correto, em caso de cancelamento de seus cursos antecipadamente.

Afinal, nesse caso é importante observar as regras quanto a devolução de valores ou mesmo cobrança de taxas ou multas.

Focando na busca pelas melhores escolas para fazer intercâmbio

A procura por melhores escolas para fazer intercâmbio está diretamente relacionada a seus objetivos de aproveitamento ao término do curso.

Direcionar a busca para aprofundar o currículo no exterior é diferente de simplesmente participar de um objetivo de um curso de especialização com o aprimoramento da língua, ou ainda desenvolver estudos iniciais do idioma.

Horários de estudos, conteúdos aplicados, tempo do curso e estrutura da instituição são outros pontos importantes que estão relacionados à procura.

Avalie o custo do curso

Apesar do que pode parecer, as melhores escolas para fazer intercâmbio nem sempre estão relacionadas a um custo elevado. Na verdade, isso depende do objetivo de aprendizado ou curso escolhido. Porém, os valores envolvidos no intercâmbio são aspectos que devem ser priorizados pelo candidato.

Dê preferência a custos que estejam dentro de seu orçamento para evitar transtornos e preocupações em saldar dívidas e que, muitas vezes, seriam plenamente evitadas. Se fossem considerados aspectos de conteúdo e objetivos que se quer alcançar.

Verifique as melhores escolas para fazer intercâmbio com bons programas de ensino

Para a escolha das melhores escolas para fazer intercâmbio é necessário apurar os princípios pedagógicos praticados pelas instituições e seus conteúdos.

Isso aproxima o candidato de verificar se suas expectativas serão alcançadas, além de assegurar que a instituição tem modelos adequados de práticas de ensino e abrangência de conteúdos disponibilizados.

Avalie a existência de recursos didáticos e atividades extraclasse que possam aumentar seu contato com o idioma e melhorar seu aproveitamento.

Um aspecto interessante é avaliar qual a política de aceitação de estrangeiros nos cursos, pois isso visa a evitar que a pessoa tenha o objetivo de fazer intercâmbio, mas sofra com alguma questão no acolhimento, por ser imigrante.

Avalie se a instituição possui certificações

As melhores escolas para fazer intercâmbio devem possuir chancelas oficiais de autoridades de seus países e estar habilitadas para emitir certificados de conclusão válidos no mundo todo.

Tais precauções permitem atestar a qualidade da instituição e ter uma garantia de um retorno efetivo de seu investimento quanto à garantia de autorizações efetivas para a prática do ensino a que se propõem.

Instituições que realizam exames de proficiência na língua são as mais destacadas, pois estão qualificadas a exercer o melhor aprendizado.

Identifique se a instituição está habilitada a conceder o visto de permanência para estudantes, que o habilitará a fazer um intercâmbio sem problemas.

Consulte as avaliações sobre a instituição

As melhores escolas para fazer intercâmbio certamente são aquelas mais bem avaliadas por estudantes que já passaram por experiências anteriores. Essa é uma tarefa bastante descomplicada em tempos de internet – já que há diversos sites e redes sociais nos quais são apresentados depoimentos espontâneos sobre a experiência em dada instituição. Certamente, esses relatos podem auxiliar no momento de decidir sobre a instituição mais adequada.

Obter orientações de especialistas na área de intercâmbio é outro fator que auxilia bastante na tomada de decisão, pois são realizadas por pessoas com experiência e que trabalham diretamente com estes processos. Ou seja, observações valiosas na hora de você fazer sua escolha.

Faça uma avaliação sobre os pontos positivos e negativos das instituições

A definição das melhores escolas para fazer intercâmbio passa também por um comparativo entre os diversos fatores que são disponibilizados e propostos dentro do seu intercâmbio. Afinal, serão fatores decisivos para viabilizar um bom aproveitamento e resultado da experiência.

São importantes aspectos como:

· estrutura do local e de ensino;

· acomodações;

· tamanho de turmas;

· diversidade de culturas;

· nível e tipo de atividades propostas;

· métodos de ensino;

· avaliações;

· tempo de estudo etc.

Considerando-se esses e outros pontos, temos elementos importantes para a definição do aluno e uma escolha bem competente.

Faça um comparativo entre as instituições selecionadas, monte seu checklist para auxiliar nesta tarefa e escolha a que mais lhe atende.

Considerações finais sobre melhores escolas para fazer intercâmbio

Planejamento, cuidado com detalhes e, finalmente, a identificação de instituições que atendam a seus objetivos ao concluir um intercâmbio. Esse é o melhor processo para chegar à sonhada escolha da melhor escola para realizar seu intercâmbio.

Navegando em nosso site você conseguirá mais informações a respeito desse tema!

Quero fazer um intercâmbio