Como convencer meus pais para fazer intercâmbio? Esse é o tema do post de hoje, após lê-lo você terá argumentos para convencer seus pais da importância de realizar um programa desse tipo para:

· Melhorar o inglês;

· Criar independência;

· Ganhar mais maturidade;

· Ter uma experiência para a vida inteira.

Perceba que se trata de um momento importante e de grande desafio, tanto para você como para seus pais. Afinal, será um tempo de afastamento e trará reflexos sentimentais a ambos os lados. Então, todo cuidado em apresentar argumentos sólidos e concretos para passar segurança na decisão é importante para conseguir seus objetivos.

Atualmente, essa missão de convencimento é mais fácil, pois, muitas vezes, a iniciativa parte dos próprios pais. Entretanto, vamos falar sobre uma situação geral para ajudar na sua missão.

Como começar a conversa sobre intercâmbio com meus pais?

Bem, é muito mais fácil se você conversar e compartilhar quais são os objetivos reais de crescimento. E de como esse programa trará benefícios concretos para o futuro.

Isso mesmo, fale sobre tudo o que você pensa e já sabe sobre o intercâmbio. Assim, você pode mostrar que não está indo para uma aventura e apenas a passeio, mas sim para ter retorno pessoal e profissional, para toda a vida.

Com isso, os pais se sentirão parte de seus planos, e não somente como aqueles que vão bancar sua viagem. Tudo isso se torna fundamental para um compromisso real da família e uma satisfação de todos.

Mostre que você se tornará independente para enfrentar os desafios da vida

Para que “convencer meus pais para fazer intercâmbio” dê certo, é importante demonstrar que você é uma pessoa independente e deseja se consolidar como tal.

É isso mesmo, pois a independência nos dias atuais é fundamental para seu sucesso. Muitas oportunidades surgirão em seu caminho e necessitarão de seu deslocamento para lugares diversos. Ou até mesmo mudanças e moradias em outras cidades, estados e até países.

Assim, fazer um intercâmbio seria como uma preparação para poder enfrentar estes desafios futuros sem preocupações.

Fale que deseja aperfeiçoar seu inglês

Mostrar que o intercâmbio é uma oportunidade para aperfeiçoamento do inglês é mais um grande argumento para conseguir derrotar o medo que você tem de falar com seus pais sobre o assunto.

Esse é um ponto que realmente não possui contestações e, justamente por isso, demonstre que vai se dedicar em tempo integral a conhecer melhor o idioma e evitar se comunicar em português.

Além disso, fazer um intercâmbio é um diferencial para seu currículo na busca por uma colocação profissional.

Demonstre os benefícios da experiência

Você fica com ansiedade ao pensar em como conseguir convencer seus pais? Então, é importante que se demonstre todos os diferenciais que o intercâmbio proporcionará.

Além do aprendizado e melhoria de seu conhecimento em inglês, você terá a oportunidade de desenvolver vários aspectos que não pratica em um ambiente familiar, como: efetuar compras, enfrentar dificuldades, ter de tomar decisões, ampliar interação com pessoas do mundo inteiro etc.

Amplie a visão de seus pais sobre os benefícios de um programa como esse!

Toque no ponto do crescimento pessoal

Ao pensar sobre intercâmbio, pode-se obter maior êxito ao demonstrar que você passará a ser uma pessoa mais madura e pronta para encarar qualquer situação. E isso pode ser comprovado com argumentação por diversos pontos:

· Adquirir maturidade;

· Melhorar a responsabilidade;

· Perceber a importância de controlar seu orçamento;

· Participar de tarefas domésticas;

· Organizar seu cotidiano;

· Ampliar seus conceitos e horizontes etc.

Todos são pontos que podem ser explorados para convencer seus pais do quanto um programa de intercâmbio é importante para seu crescimento pessoal.

Isso faz com que seus pais se mostrem mais tranquilos sobre o investimento que farão, sendo bons argumentos de convencimento.

Demonstre que o custo financeiro será menor que eles imaginam

Mostrar que você não vai estourar o orçamento de seus pais é fundamental para uma decisão rápida.

Isso só depende de você, para demonstrar que podem ficar despreocupados. Afinal, além de ter responsabilidade com gastos, ainda terá um retorno desse investimento. Normalmente, as despesas com um intercâmbio tendem a ser menores que aquelas, se permanecessem no Brasil pelo mesmo tempo.

Providencie o contato de seus pais com amigos que já tenham realizado um intercâmbio

Esse é um aspecto importante para convencer os pais com uma prova de resultados efetivos por quem já passou pela experiência. Ter um exemplo pessoal e de relatos importantes é uma forma inquestionável para a família conseguir assegurar que está no caminho certo.

Experiências pessoais dependem de vários fatores, porém quando podem ser checadas sempre dão mais segurança para quem toma a decisão final.

Considerações finais sobre “como convencer meus pais para fazer intercâmbio”

Esperamos que tenhamos contribuído para responder a esta questão e que possa lhe trazer argumentos concretos para que seu projeto possa ser realizado.

Pois todos os tópicos aqui relacionados se referem a obter a realização pessoal. E isso é a base para o convencimento de todos os que te amam.

Gostou de nosso post? Quer saber mais sobre intercâmbio? Então fale com a gente e descubra seu próximo destino!

 

Débora Cristina Soares de Souza

About Débora Cristina Soares de Souza