fbpx

Fazer um intercâmbio é o objetivo de muitas pessoas, as agências de intercâmbio pode ajudar muito nesse processo. Porém, algumas dúvidas podem surgir em relação aos serviços de uma agência. Neste artigo, vamos abordar a questão do suporte no intercâmbio realizado pelas agências, após fechamento do contrato.

Contrato de serviços e o suporte no intercâmbio

Quando você decide fazer um intercâmbio utilizando uma agência, você deseja ter todo o suporte no intercâmbio, certo? Para conseguir esse objetivo, é necessário que se tenha um contrato de prestação de serviços com tal agência.

Esse termo deve ser assinado entre as partes, contratado e contratante, e definir os principais aspectos de responsabilidade de ambos. Assim, é possível estabelecer de forma efetiva a garantia da prestação de serviços e o sucesso efetivo do programa.

Mas tranquilize-se: o suporte no intercâmbio feito por uma agência devidamente estabelecida e reconhecida no mercado é fator decisivo para que o estudante possa realizar uma viagem sem preocupações desde seu embarque até o fim do programa.

Sendo assim, a pessoa terá a garantia de se inscrever em um programa de intercâmbio adequado, totalmente em conformidade com a legislação brasileira. Dessa forma, não haverá qualquer chance de arrependimentos pela decisão de uma agência.

Como uma agência consegue dar suporte no intercâmbio

A agência mantém um monitoramento de tudo o que é planejado e pode auxiliar a solucionar problemas diversos que possam ocorrer – como passagens, local de estadia etc.

Porém, o contrato de prestação de serviços deve indicar claramente todos os aspectos cobertos efetivamente pela empresa. Tudo para evitar dores de cabeça a ambas as partes.

Principais aspectos de cobertura contratual

Para ajudar você, vamos destacar alguns momentos importantes na preparação para o intercâmbio. Veja quais itens merecem atenção especial:

    • Contatos no exterior: as agências sempre possuem um contato e correspondente no exterior. Assim, é possível ter maior apoio ao estudante, oferecendo eficiência no atendimento e reduzindo riscos.
      Esses contatos normalmente acompanham o intercambista em sua estadia no país.  Auxilando em como utilizar transportes pela cidade, alimentação, encontrar endereços de hospedagem e instituição de ensino – desde que ambos sejam de confiança das agências e acordados em contrato;
    • Suporte em situações de emergência: assim, o estudante poderá receber apoio em caso de necessidade ou dúvida que deseja esclarecer. Além daquelas situações não previstas e urgentes.
      Isso é muito importante, pois poder contar com ajuda em imprevistos é fundamental para quem está distante de sua família e país;
    • Auxílio e orientações sobre proteção legal: agências devem ter condições de resolver eventuais situações legais com as quais o estudante venha a se deparar.
      Muito embora programas de intercâmbio raramente apresentem situações que tragam prejuízos ao aluno (por exemplo, a escola de destino fechar no período do programa), esta é uma situação que eventualmente pode acontecer. Então, a agência não pode desamparar o aluno;
    • Soluções para o dia a dia: muitas vezes, o estudante precisa resolver situações simples do cotidiano, mas não sabe como solucionar por si só. Por exemplo, compras de chips para celulares, necessidade de efetuar uma transação bancária, dificuldades em utilizar o idioma e uso de serviços públicos. Orientações gerais, como estas, podem ser difíceis de obter sem o apoio de uma agência experiente.

Em suma: para qualquer dificuldade, conte sempre com a agência. A melhor alternativa para quem está viajando e principalmente para estudantes inexperientes.

Apoio durante a viagem

O suporte no intercâmbio é determinante para que tudo corra da melhor maneira possível, inclusive quando se tem a intenção de conseguir uma ocupação durante o período de estudos.

Considerações finais

Como vimos, o suporte no intercâmbio é fundamental para o sucesso do programa, servindo sempre para maior conforto e segurança do estudante durante o projeto.

Procure uma agência de intercâmbio que tenha boas avaliações no mercado, para que sua experiência seja inesquecível. Assim, você só terá de se preocupar em ampliar seus conhecimentos e viver bons momentos.

Gostou do conteúdo? Então fique de olho em nosso blog para mais informações sobre intercâmbio!