fbpx

Carrinho

O que podemos levar como bagagem para intercâmbio na Irlanda sem corrermos o risco de passar por apuros ao chegarmos no Brasil? Neste artigo, vamos falar sobre o que podemos levar nas malas e o que podemos comprar para trazer ao Brasil. Claro, sem cometer irregularidades! Acompanhe.

Limites de peso e volumes

O caso de bagagem para intercâmbio, como qualquer outro, deve atender a definições estabelecidas pela companhia de aviação e determinações de órgãos de fiscalização.

Sua bagagem faz parte de todo o processo de realização do intercâmbio e, dessa forma, não há como se descuidar em transitar com alguma coisa que não seja permitida.

Assim, algumas precauções devem ser adotadas para não correr riscos, tais como:

  • Limite de malas e pesos – regulados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que define a quantidade máxima de despacho e bagagens de mão, assim como estabelece suas dimensões máximas.
    Atualmente são permitidos despachar duas malas de 32 Kg, cada uma, essas regras valem tanto para voos de partidas e chegadas ao Brasil e as condições sempre devem ser definidas pelo país de onde os voos se originam.As bagagens de mão devem ter tamanho que permita ser acomodadas nos compartimentos específicos dentro da cabine. As dimensões são definidas por cada companhia aérea, considerando os limites definidos pela ANAC.Bom lembrar que é proibido embarque nas bagagens de mão com materiais cortantes, ferramentas e líquidos em embalagens acima de um litro.
  • Relacione os itens que vai levar – essa é uma dica importante para não esquecer de coisas importantes e que usará no local de destino.
    Defina com precisão a quantidade de roupas mais propícias a ser usadas durante sua estada; caso contrário, pode acabar levando roupas inapropriadas e só ocupar espaço na bagagem;
  • Avalie a possibilidade de comprar itens locais – assim, você conseguirá reduzir a quantidade de itens que levará.
    Normalmente, itens básicos de higiene e roupas podem ser bem em conta em países estrangeiros.

Essas são algumas dicas básicas para auxiliar a compor sua bagagem e não levar em excesso itens que não usará.

Transportando medicamentos de uso contínuo

Para compor uma bagagem para intercâmbio adequada, é interessante observar os cuidados com medicamentos de uso contínuo.

  • Mantenha os medicamentos nas embalagens originais, para facilitar a fiscalização;
  • Receita médica correspondente aos medicamentos usados, sendo o ideal ter receita em inglês com o nome completo;
  • Caso sua estada seja superior a três meses e já possua todo o medicamento para o período deve declarar isso a imigração;
  • Nunca embarque com medicamentos em quantidades superiores ao período de sua estada no país, para não haver questionamentos pela imigração;
  • Sempre que possível não despache os medicamentos para evitar riscos de extravios, desde que sejam em pequena quantidade.

Precauções no retorno ao Brasil

O retorno ao Brasil deve ser bastante criterioso quanto à sua bagagem para que sua bagagem não seja tributada de forma indevida.

Alguns itens são isentos de tributação e deve ocorrer bastante cuidado para evitar transtornos.

Livros, jornais, revistas e itens de consumo pessoal que estejam reingressando no país. Roupas, acessórios, perfumes, também não sofrem tributação.

No entanto alguns itens não são isentos como notebooks, celulares e filmadoras, desde que não sejam usados, comprovando que eram da pessoa.

Limites de valores e declaração de bens

Sua bagagem deve considerar os limites globais de compras no exterior de US$ 500,00 – cerca de   R$ 2.000.

Se esse valor for excedido, ocorrerá multa e tributação.

Dentro dos limites estabelecidos, é permitido adquirir alguns itens e com definições de quantidades limitadas por pessoa:

  • Roupas e sapatos;
  • Câmera filmadora;
  • Equipamentos e lentes fotográficas;
  • Vídeo game, notebooks e equipamentos eletrônicos;
  • Relógio;
  • Bebidas, cigarros e cosméticos;
  • Lembranças e presentes.

Comprovações de compras no exterior

As comprovações de compras no exterior são realizadas através de documentos fiscais idôneos e da DBA – Declaração de Bagagem Acompanhada. Só assim estará devidamente comprovada a legalidade de suas compras junto às autoridades aduaneiras.

O que achou de conhecer um pouco mais a respeito da bagagem para intercâmbio na Irlanda?

Para saber muito mais sobre intercâmbio, fale com a gente!