A preparação para um intercâmbio envolve várias etapas e preocupações, e entre elas, está adquirir ou melhorar os conhecimentos na língua do país de origem. Apesar de um dos principais intuitos do intercâmbio ser justamente estudar um novo idioma, ter algum conhecimento pode ajudar muito, já que você estará mais preparado para o dia a dia.

Existem diversas ferramentas online e serviços gratuitos para auxiliar na fluência de idiomas. O inglês como segunda língua é a opção mais comum, porém esses serviços costumam disponibilizar também outros idiomas. Algumas dessas ferramentas oferecem a possibilidade de aprender inglês com nativos, ensinando a linguagem cotidiana, além de sotaques e comportamentos do local.   

Confira abaixo as 5 principais ferramentas que podem te ajudar:

  1. Duolingo

Provavelmente você conhece ou já ouviu falar nessa ferramenta. O Duolingo é o maior site para aprendizagem gratuita de idiomas do mundo. Todo o caminho de ensino é estruturado no formato de um jogo, a medida que você evolui, os módulos vão ficando mais difíceis. Você tem uma certa quantidade de “energia” para utilizar no dia que determina a quantidade de jogadas. Após 24h a energia é recarregada. Voce pode utilizar a ferramenta pelo site ou app, e por ele é possível praticar escrita, leitura, audição e fala.

O Busuu é a plataforma ideal para quem busca treinar o vocabulário. O site é uma ótima opção para treinar a gramática. Você poderá realizar os exercícios disponíveis plataforma, conversar em inglês, treinar a escrita e interagir com usuários de outros países. Em troca vai ajudar outras pessoas que estão aprendendo o português. Se você pretende investir um pouco mais no aprendizado, saiba que ao final do curso completo, na versão premium, é possível obter um certificado emitido pela instituição McGraw-Hill.

O My Language Exchange é um site para conversação em inglês. Atraves dele duas pessoas se reúnem para praticar o idioma uma da outra.   É a oportunidade de ter contato com inúmeras línguas e também ensinar. O site também fornece acesso a vários exercícios gratuitos. A vantagem é que você pode treinar o inglês com os nativos com suas variações, como o inglês britânico, inglês americano, etc .

O My English Online é uma plataforma criada pelo Ministério da Educação por meio do programa Idioma Sem Fronteiras (IsF). Por la voce encontra aulas de inglês gratuitas, além de exercícios para ajudar a fixar melhor o conteúdo. Outro ponto positivo é que a ferramenta se baseia no MyELT – uma das mais renomadas no idioma. O site também fornece e-books gratuitos para downloads, arquivos de vídeo e áudio e testes para que seja possível acompanhar o seu desempenho.

O CoffeStrap é uma plataforma que diferente das outras, não conta com a parte teórica, apenas a prática. A plataforma possibilita que voce converse com pessoas de diversos países interessados em trocar conhecimento. O app identifica as melhores oportunidades de aprendizado de acordo com seus interesses, te conectando com possíveis pessoas que correspondam ao que você procura aprender.

As plataformas que possibilitam exercer a conversação em inglês podem ser uma grande ajuda na conquista da fluência da língua.

Você já pensou em fazer um curso de inglês no exterior? fazer um intercâmbio é a melhor maneira de aprender um idioma, pois a prática vai muito além das aulas. Saiba mais sobre como uma agência pode te ajudar ou Fale com a gente e embarque de uma vez por todas na mudança que você precisa

Anderson Rodrigues

About Anderson Rodrigues

Leave a Reply