fbpx

Te bate aquele desespero em sair do País sem ter moradia fixa por todo seu período de intercâmbio?

Relaxe! Isso é super normal e vamos mostrar direitinho como fará para achar sua acomodação temporária.

Logo que fechar seu pacote de intercâmbio, você deverá optar por uma acomodação temporária, para passar seus primeiros dias e ter tempo de escolher a sua acomodação definitiva, o que é super normal pois aqui na maioria dos países, os alunos procuram suas próprias acomodações.

Você pode alugar um apartamento do zero por exemplo e dividir com colegas, ou já alugar uma vaga em alguma casa já compartilhada por outros estudantes, ambas opções são muito mais baratas do que ficar os 8 meses em uma acomodação temporária.

Acomodação Temporária

Sua primeira casa no intercâmbio

O que será que combina mais com você?

Essa pergunta martela a cabeça de pelo menos 99% dos estudantes que estão fechando seu intercâmbio. Afinal, todos querem o máximo de conforto e economia nos primeiros dias, mas será que isso é possível?

Sim! Tanto na acomodação estudantil, quanto na host family ou em um hostel você poderá aproveitar e vivenciar coisas novas e começar seus primeiros dias no intercâmbio de uma maneira bem mais surpreendente do que você imagina.

Lembre-se: você tem o poder de decisão!

Não permita que te ofereçam sempre o que é mais caro dizendo ser o melhor. Nem sempre o que é melhor para um é para o outro, então avalie e faça a melhor escolha

HOST FAMILY

A grande vantagem de você morar em casa de família é a oportunidade de vivenciar uma cultura irlandesa, talvez seja a única oportunidade que você terá de um convívio tão amplo dentro de seu intercâmbio, desde tomarem café da manha juntos, jantarem, até arranhar suas primeiras palavras em inglês com um nativo – que por muitas vezes pode te ensinar muito, com expressões do dia-a- dia e até mesmo com dicas sobre pontos da cidade, supermercados, ônibus, etc.

Perfeito, não é?! Mas famílias são famílias…

Quando eu, Carol Cruz, cheguei na Irlanda, optei por uma host family, simpática, atenciosa, porém eu não podia usar a cozinha, e ela não gostava de conversar mais do que 2 minutos por dia.

Já uma amiga, ficou em uma casa de família e sua host virou sua melhor amiga, faziam café da manhã juntas, jantares, chorou quando ela deixou a casa, e semanalmente elas se telefonam para bater papo, além de tudo isso a host deu aulas de inglês e ainda arriscou aprender palavras em português!

Quer sinal de respeito maior de um nativo querer saber um pouquinho mais do seu País e sua língua? Pois é, aconteceu com ela, a experiência foi sensacional e pode acontecer com você também.

HOSTEL

Só de ouvir a palavra hostel, você imagina dias terríveis, sem privacidade e com um milhão de desconhecidos dormindo com você? Desnude-se de preconceitos! Na Europa a grande maioria dos hostels são muito confiáveis, profissionais e aptos a receber alunos do mundo inteiro.

A atmosfera de um hostel é divertidíssima, pois todos os alunos ali estão na mesma sintonia que você. Se mesmo assim continuar inseguro, opte por quartos com um menor número de pessoas, converse com seu agente ele saberá o que fazer.

RESIDÊNCIA ESTUDANTIL

As residências estudantis funcionam como repúblicas universitárias no Brasil. São casas ou apartamentos mobiliados e equipados com wi–fi e chuveiro elétrico. Você poderá dividir com um número máximo de alunos de acordo com o número de quartos, mas, no geral, existem quartos para uma, duas ou até três pessoas e apartamentos com no máximo 4 quartos.

A foto ao lado é da casa da agência 4U Study em Dublin. Leia mais AQUI.

Há residências estudantis que oferecem café da manhã, roupa de cama e limpeza semanal. Em outras, os alunos devem fazer todas suas obrigações e comprar seus próprios produtos.

Você deve pensar que a escolha da sua acomodação é um fator decisivo para o sucesso do seu intercâmbio, então pense com calma, escolha bem sua acomodação temporária e aproveite cada segundo essa nova fase da sua vida.

Leave a Reply