Antes de ler esse texto, assista o vídeo! Viva cada segundo e se image nesse lugares, você vai viver tudo isso, mas não seja aquele que acredita que a Europa não tem seus defeitos, ela tem, mas ela é linda.

 

Mas vamos ao motivo do post, comece colocando uma coisa na sua cabeça: Intercâmbio não é férias!

Se conseguir entender isso, teremos meio caminho andado. Deixe de lado aquela ilusão que viver em outro país é apenas sonhos e grandes aventuras, sim, com certeza TAMBÉM é, mas o fato é que a adaptação à língua, a cultura, ao clima e a sua nova vida, pode ser muito mais desgastante do que você imagina, então prepare-se para isso meu jovem.

Antes de sair do Brasil, procure pontos negativos do seu novo lar, pesquise sobre as melhores e piores regiões, a vida noturna, o preconceito contra estrangeiros, a dificuldade de arrumar emprego, e acredite isso não é para você desistir, mas para que você venha consciente e tenha uma adaptação menos dolorosa.

Qual a primeiras impressões negativas da maioria dos brasileiros?

  1. No centro da cidade você verá sim alguma sujeira pelas ruas, paredes pixadas, locais depredados, moradores de ruas, etc… nada novo para uma capital né?
  2. Tem locais os quais não indicamos você morar, nem para economizar, ou são prédios muitos velhos ou pessoas demais dividindo a mesma casa, colocando em risco, inclusive seu bem-estar.
  3. Muitas nacionalidades convivem em um mesmo local, a cultura do seu colega de quarto, pode não te deixar feliz, mas nossa dica é: abra sua mente 😉
  4. O estrangeiro naturalmente já tem mais dificuldade para conseguir um emprego, principalmente por conta da limitação da língua e para ajudar, ainda existem pessoas que tentarão lhe pagar o menos que o mínimo, não aceite!
  5. Sobre segurança, o centro da cidade sofre com furtos realizados por adolescente ou dentro de boates, nada tão grave como vemos no Brasil, mas não dê bobeira, combinado?
  6. Tem uma galera bem do mal aplicando golpes e levando seu euro valioso, não dá pra confiar em todo mundo, atenção redobrada na hora de arrumar uma acomodação.

E não, não vou citar o tempo e suas 4 estações em um dia. Isso é um charme a parte da Irlanda 🙂

Anyway, esses são alguns detalhes observados, mas nada disso irá tirar o brilho do intercâmbio, afinal se vier preparado saberá que todo lugar tem sim seus defeitos (a internet é uma linda, use ao seu favor), sendo assim todas as vezes que você se deparar com situações difíceis, não será nada assustador.

Aproveite que já esta aqui e conheça um pouquinho do charme da Irlanda.

 

Predios Liffey

Use todas suas pesquisas como base para sua adaptação. Todos esses pontos não mudaram o rumo dos meus sonhos, não me fizeram ser mais fraca, mas fizeram que eu estivesse mais preparada e pronta para tudo.

Não desista, saía da caixa e seja feliz, em qualquer lugar do Mundo.

Leave a Reply