Você tem aquela sensação de que não consegue conversar em inglês? Você entende perfeitamente o que os outros falam e o que lê mas quando você precisa falar ou escrever você simplesmente trava?

Dominar o inglês deixou de ser um diferencial, atualmente é uma exigência, principalmente no mercado de trabalho. O inglês impacta diretamente na busca por empregos, possibilidades de promoção na empresa, qualificação profissional, entre muitas outras situações. Muitas pessoas passam anos fazendo curso de inglês e nunca conseguem dominar o idioma. Essa jornada nem sempre é fácil e, por não conseguirem superar as dificuldades, tem gente que acaba desistindo do sonho de ser fluente em inglês por diversos motivos. Porém chegou a hora identificar alguns problemas e mudar sua experiência de aprendizado

Vem conferir algumas estratégias para finalmente, destravar esse inglês e garantir aquela tão sonhada promoção.

  • Leitura

Leia em inglês: Livros, sites, jornal online ou textos de aulas em seu celular. A dica é iniciar com leituras simples, com poucas palavras e um vocabulário simples, para não desanimar. Vale até ler com um tradutor do ladinho e ir anotando as palavras que não sabe no cantinho do livro. Você vai se acostumando à formação das frases, aprendendo novas palavras, verbos e formas de falar.

  • Ouvir

A escuta é uma das grandes aliadas na hora aprender qualquer língua. Quanto mais contato você tem com os sons, a pronúncia, a ordem das frases, mais o idioma vai se encaixando na sua cabeça. Nesse tópico vale tudo: assistir vídeos em inglês sem legenda, ou com legenda em inglês, ouvir músicas e principalmente, buscar ouvir conversas em inglês. Você precisa encontrar um jeito confortável de aprender, mas o ideal é praticar um pouco todos os dias.

  • Memorizar

Palavras chaves, pequenos diálogos, e frases comuns são vocabulários que vale a pena memorizar. Seja frases do cursinho, da sua serie preferida, filmes, músicas ou ate algum diálogo que você crie na sua cabeça (quem nunca?). Isso vai te ajudar na formação de frases, entonação, ordem das palavras e como elas são conectadas.

  • Praticar

Não tem jeito, a melhor forma de aprender é praticando. Existem alguns aplicativos que podem te ajudar nessa missão (listamos alguns deles nesse artigo), onde você tem a oportunidade de conversar com nativos.  Bares com atendimento em inglês estão em alta e também são uma ótima pedida para quem precisa praticar. 

Dica de ouro para quem quer aprender em inglês no menor tempo possível: 

  • Imersão

A imersão é o método mais eficaz e rápido para quem quer desenvolver a fluência em outra língua. Estudar um idioma no exterior é muito mais do que apenas fazer um curso, pois a prática vai muito além das aulas. Além de você desenvolver todos os itens que listamos acima, você diariamente vai estar em contato com uma cultura (e língua) completamente diferente. Fazer um intercâmbio é a melhor maneira de aprender um idioma, já que um mês de programa, é equivalente a um ano de curso de inglês no Brasil. A experiência proporciona ao estudante um enorme crescimento pessoal e cultural, além de desenvolver com maior rapidez a fluência no idioma.

“Mas e se eu tiver apenas o inglês básico, ainda consigo fazer intercâmbio?” Temos um artigo específico sobre isso, porem é claro que consegue! O intercambio é voltado para quem quer aprender a língua e contempla quem tem desde o inglês básico até o avançado.  

A 4U é uma agência de intercâmbio cultural especializada em programas de estudos no exterior, e o nosso maior diferencial é o respeito e amor que tratamos nossos intercambistas. Preencha seus dados aqui para ser atendido por um de dos nossos consultores e tirar TODAS suas dúvidas sobre nossos programas. 

Leave a Reply