É natural muitas escolas de idiomas prenderem alunos por anos prometendo fluência em uma nova língua, mas você já parou para pensar que pode estar usando metodologias que apenas atrasam seu aprendizado?

Separamos 5 dicas infalíveis para você aprender inglês em menos tempo e da maneira correta.

 

1.    FALE SOZINHO E GRAVE ISTO!

Quando você se coloca na posição de ouvinte ou de narrador você interage melhor com uma nova língua, descobre suas principais dificuldades, trabalha sua postura e confiança. Porém falar apenas não basta, grave isto!

Em vídeo ou áudio, simule situações como uma apresentação pessoal ou uma entrevista de emprego, ao se ouvir você saberá seus pontos fortes e fracos e conseguira trabalhar eles da melhor maneira.

Dica: sempre que estiver estudando uma nova língua, se obrigue a questionar! Não desista na primeira barreira, okay?!

 

2.   ESTIPULE UM OBJETIVO

Quem faz algo bem feito sem motivação? Se você não esta nesta lista de raros seres humanos, siga nosso conselho: ao tentar adquirir fluência em uma nova língua o ânimo precisa ser o mesmo para sua próxima viagem de férias. Então defina uma meta para isso, seja uma vaga de emprego, a viagem para o estrangeiro ou um intercâmbio dos sonhos. Seu cérebro precisa saber o porquê do aprendizado, responda à si mesmo (a): “Por que quero estudar uma nova língua? ”

 

3.    NÃO EXAGERE NO CONTEÚDO!

Vamos ser honestos, ninguém (ou quase ninguém) consegue decorar 10000 palavras em 1 semana, então comece aos poucos, insira a nova língua no seu dia a dia, troque o idioma do seu celular, do seu computador, não faça a lista de compras na sua lingua nativa, assista seus filmes favoritas com legenda e áudio original, treine com músicas, cante em voz alta e use ferramentas que acelerem seu aprendizado, mas dê tempo ao tempo.

 

4.    USE A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR

Hoje existem inúmeras maneiras de usar a internet ou dispositivos eletrônicos para aprendizado, use isso ao seu favor. Entre em grupos de outros países ou procure pessoas com o mesmo objetivo que o seu, assista canais com falantes nativos, procure documentários, programas de rádio, games como o Duolingo ou o Memrise.

 

5.    VIVA UMA EXPERIÊNCIA COM NATIVOS

A melhor maneira de quebrar sua timidez é ter uma experiência real com nativos, e esse é nosso ponto forte, seja um mês ou um intercâmbio mais longo, mas não basta ir para um país novo e continuar trancado em casa e nas aulinhas da escola, obrigue-se a falar na rua, peça informações, finja estar perdido na rua, fale com aquele senhorzinho do ônibus sobre o tempo… treine e treine mais!

Se ainda não sabe por onde começar fazer uma pesquisa para sair do país e aprimorar ainda mais sua fluência em uma nova língua, leia esse post.

Seguindo esses 5 passos e confiando em si mesmo, você conseguirá obter resultados que realmente farão diferença na sua vida, afinal ninguém quer ficar aprendendo Verb To Be por 3 anos, concorda?

One language sets you in a corridor for life. Two languages open every door along the way – Frank Smith

Débora Cristina Soares de Souza

About Débora Cristina Soares de Souza

Leave a Reply